Beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS) final 7 têm um motivo especial para comemorar nesta terça-feira, 28 de outubro. Eles estão recebendo o Auxílio Gás no valor de R$ 108, uma ajuda essencial em tempos desafiadores.
Esse programa social, que tem sua duração prevista até o fim de 2026, já chega a alcançar mais de 5 milhões de famílias, garantindo o suporte necessário para enfrentar os custos do gás de cozinha. A manutenção desse benefício, alinhada com a Emenda Constitucional da Transição aprovada no final de 2022, assegura que o valor se mantenha em 100% do preço médio do botijão de 13 quilos. O auxílio é pago duas vezes a cada semestre, seguindo o calendário do Bolsa Família, com os repasses a serem concluídos até 31 de outubro para beneficiários com NIS final 0.
Para ter acesso ao Auxílio Gás, é fundamental que a família esteja no CadÚnico e tenha pelo menos um membro recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, a legislação que criou o programa prioriza a mulher responsável pelo grupo familiar, especialmente aquelas que são vítimas de violência doméstica. Neste mês, o investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome dedicado ao Auxílio Gás soma mais de R$ 542 milhões.
Novidade chegam com o programa Gás do Povo, lançado em setembro. Pela primeira vez, as famílias poderão retirar a recarga de gás em revendedoras credenciadas, substituindo o benefício em dinheiro. Com essa iniciativa, o governo busca triplicar o número de beneficiados, alcançando cerca de 15 milhões de famílias. Essa mudança pode representar um avanço significativo na forma como o apoio é oferecido, tornando-o mais sustentável e acessível para aqueles que mais precisam.
Vemos que o Auxílio Gás e o programa Gás do Povo são parte de um esforço contínuo para melhorar as condições de vida e proporcionar alívio financeiro. Como você vê esses novos desenvolvimentos? Deixe sua opinião nos comentários!