7 agosto, 2025
quinta-feira, 7 agosto, 2025

Botão Lilás: Prefeitura lança novo canal de comunicação para enfrentamento da violência contra a mulher em Salvador

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A cidade de Salvador dá um passo à frente no enfrentamento à violência contra a mulher com o lançamento do Botão Lilás, um inovador canal de comunicação que começa a funcionar a partir desta quinta-feira, 7 de agosto. Essa ferramenta, que já provou sua eficácia durante festivais como o Carnaval e o Festival Virada, permite que as soteropolitanas que vivenciam situações de violência solicitem ajuda imediata através do WhatsApp no número (71) 98791-3420.

Desenvolvido pelas secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude e de Inovação e Tecnologia, com a colaboração da Guarda Civil Municipal, o Botão Lilás é uma parte fundamental das ações do Agosto Lilás, o mês dedicado ao combate a essa grave questão. A escolha da data para o lançamento não foi aleatória: 7 de agosto é o aniversário da Lei Maria da Penha, um marco legislativo no combate à violência de gênero.

Esta ferramenta tecnológica estará disponível durante todo o ano, não se limitando apenas aos períodos festivos. O objetivo é fortalecer a rede de proteção, permitindo que as mulheres denunciem casos de violência e acionem a Patrulha Guardiã Maria da Penha em situações de emergência. A Patrulha fará o encaminhamento para as unidades de atendimento, como hospitais e a Casa da Mulher Brasileira, além de fornecer informações sobre serviços de acolhimento.

“Através de um aplicativo, a mulher poderá acessar a rede de apoio, informando sua localização e solicitando auxílio. Isso traz efetividade, pois conecta diretamente com nossa Guarda Civil. Futuramente, pretendemos integrar outros serviços de apoio”, afirma Fernanda Lordello, titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude.

O funcionamento do Botão Lilás começa com a solicitação de informações como o CPF da usuária. A plataforma então verifica se os dados estão na base da Salvador Digital. Se o CPF não estiver cadastrado, a usuária será direcionada para realizar o login de forma segura através do gov.br.

Em seguida, a plataforma confirma se é realmente a vítima quem está registrando a ocorrência e busca informações adicionais, como a localização do incidente, a existência de medidas protetivas, e o tipo de violência vivenciada — que pode ser física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual. Se a mulher indicar que está em situação de perigo iminente, o sistema orienta um contato imediato com a Guarda Municipal.

“Esse é um projeto inovador, que utiliza a tecnologia para fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero. A solução se assemelha ao Botão do Pânico, disponível também pelo WhatsApp da Prefeitura”, explica Alberto Braga, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

O Botão Lilás também permitirá que denúncias de violência sejam feitas tanto pela vítima quanto por terceiros, facilitando o compartilhamento da localização da ocorrência. Dependendo da gravidade do relato, o sistema fornecerá um caminho digital personalizado, orientando cada caso conforme necessário.

De acordo com Géssica Reis, coordenadora da Patrulha Guardiã Maria da Penha, ao acessar o Botão Lilás, a mulher pode buscar informações gerais ou ser direcionada para serviços específicos, como o Ministério Público ou o Tribunal de Justiça. Ao solicitar ajuda, ela ainda está autorizando o contato da equipe, que se responsabiliza em obter informações adicionais para acionar a viatura ou patrulha mais próxima, garantindo que o suporte chegue rapidamente.

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