2 agosto, 2025
sábado, 2 agosto, 2025

Bukele está seguindo o mesmo caminho de Hugo Chávez, diz ONG

Compartilhe

O presidente Nayib Bukele na comemoração de 6 anos no comando de El Salvador

Em uma análise alarmante, a Human Rights Watch (HRW) expressou preocupações sobre os rumos políticos de El Salvador, sugerindo que o país pode acabar trilhando o mesmo caminho autoritário que a Venezuela, sob Hugo Chávez. O vice-diretor para as Américas da ONG, Juan Pappier, fez essa afirmação após a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovar, em 31 de julho, uma reforma constitucional que permite a reeleição ilimitada do presidente Nayib Bukele.

“Esse processo se assemelha ao que ocorreu na Venezuela: um líder aproveita sua popularidade para concentrar poder, culminando em uma ditadura”, alertou a HRW em uma postagem nas redes sociais. A mensagem de Pappier enfatiza que a Corte Interamericana de Direitos Humanos já sinalizou os perigos que propostas desse tipo representam para a democracia.

Outro ponto intrigante foi a mudança de posicionamento do vice-presidente Félix Ulloa, que apagou uma publicação onde se manifestava contra a ideia de reeleição contínua. Ulloa lembrou que a proposta não estava prevista nos estudos sobre reformas constitucionais realizados entre 2020 e 2021, o que levanta questões sobre a legitimidade desse novo projeto.

Com um pano de fundo de incertezas, a situação em El Salvador exige vigilância e reflexão crítica sobre os passos que o país está tomando. E você, o que pensa sobre esse cenário? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você