12 setembro, 2025
sexta-feira, 12 setembro, 2025

Caminhos da Reportagem da TV Brasil vence 2º Prêmio do Judiciário

Compartilhe

Logo Agência Brasil

Duas edições do Caminhos da Reportagem, um prestigiado programa da TV Brasil, brilharam no 2º Prêmio Nacional de Jornalismo do Judiciário – Direitos Humanos, Cidadania e Tecnologia. A cerimônia de premiação aconteceu no elegante Salão Branco do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, na última quarta-feira (10), com a presença do ministro e presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

A vitória ocorreu nas categorias que enfocam Inteligência Artificial, Inclusão Digital e Desinformação, destacando-se no eixo de Jornalismo em Vídeo.

Durante o evento, Barroso compartilhou reflexões sobre como as redes sociais moldam a nova era do jornalismo. Ele destacou a democratização do conhecimento proporcionada pela internet, mas também alertou sobre os perigos que surgem com a propagação de discursos de ódio e teorias da conspiração.

“A ascensão da internet democratizou o conhecimento, sem o filtro editorial”, lembrou Barroso.

Em primeiro lugar, a reportagem “Eleição sem Filtro”, lançada em setembro de 2024, elaborada por Marieta Cazarré e sua equipe, examina a evolução dos processos eleitorais no Brasil. Para Marieta, esse reconhecimento reflete a relevância de discutir questões vitais para a democracia, como a liberdade de imprensa e o impacto nocivo das fake news.

“Este prêmio é um incentivo contínuo para que continuemos a desenvolver um jornalismo público de qualidade”, afirma.

A Caminhos da Reportagem também se destacou ao garantir a segunda colocação com “Eu Quero Votar para Presidente – os 40 anos das Diretas Já!”, que foi exibida em abril de 2024. Nesta produção, o jornalista Thiago Padovan e sua equipe revisitamm um marco significativo da história nacional e uma das maiores campanhas cívicas do Brasil.

“Dedico este prêmio a todos os profissionais da EBC que se empenham diariamente por uma comunicação pública responsável e significativa”, declarou o repórter.

Cidinha Matos, diretora de Jornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), enfatizou que a premiação solidifica a importância da comunicação pública de qualidade. Segundo ela, o Caminhos da Reportagem representa o compromisso do jornalismo público da EBC em fortalecer a consciência crítica do cidadão.

Na mesma linha, Andre Basbaum, diretor-presidente da EBC, expressou orgulho pelo trabalho da equipe, reconhecendo sua contribuição para a democracia e a cidadania.

“Nosso trabalho é comprometido com valores fundamentais para a comunicação pública, que são essenciais no Brasil de hoje”, afirmou.

O II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário é uma iniciativa conjunta de várias instituições, incluindo o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é estimular a produção de reportagens que destaquem o papel do Judiciário em prol da cidadania e dos direitos humanos. Nesta edição, 241 trabalhos foram avaliados em critérios como relevância, qualidade editorial e criatividade.

Os vencedores das três primeiras colocações em cada uma das categorias receberam R$ 5 mil, troféus e certificados, enquanto os segundos e terceiros lugares foram agraciados apenas com certificados.

O Caminhos da Reportagem é conhecido por sua abordagem abrangente sobre questões de interesse público e tem sido uma das atrações mais premiadas da televisão brasileira ao longo de mais de uma década. O programa é exibido todas as segundas-feiras, às 23h, e suas edições podem ser acessadas no site e no YouTube da emissora, além de estarem disponíveis no aplicativo TV Brasil Play.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você