O Sistema Cantareira, vital para o abastecimento da Grande São Paulo, enfrenta uma grave crise hídrica. Em outubro, o sistema recebeu apenas 42% da água esperada, um total de 12.360 litros por segundo, quando a média histórica é de 29.000 litros. Para se ter uma ideia, isso equivale a deixar de lado o volume de 575 piscinas olímpicas diariamente.
A situação é ainda mais crítica quando consideramos que, enquanto a água entra lentamente, cerca de 28.240 litros por segundo estão sendo retirados para abastecer a população. Até o último dia 19, a capacidade do Cantareira era alarmantes 25,1%, e o Alto Tietê seguia o mesmo caminho, com apenas 22,9% de sua capacidade útil.
A escassez de água é resultado de uma combinação de fatores climáticos severos e infraestruturas que não suportam a demanda crescente. O que deveria ser uma estação de chuvas se transformou em um período de seca extrema, onde a chuva, ao invés de encher os reservatórios, se perde para encharcar um solo sedento.
Para ajudar a mitigar essa situação, o Sistema Integrado Metropolitano, que engloba todos os reservatórios, apresenta um volume médio de apenas 29% e registrou uma falta de 31.000 litros por segundo em relação à média histórica até agora.
A Arsesp, em colaboração com a SP Águas, está monitorando a situação continuamente. Medidas como a Gestão de Demanda Noturna já resultaram em economias significativas, e os investimentos em ampliação e modernização das infraestruturas têm como objetivo fortalecer a segurança hídrica na região metropolitana.
Além disso, a Sabesp, a companhia responsável pelo abastecimento, assegura que segue todas as determinações regulatórias, incluindo a redução da pressão da água durante a noite. Novas captações estão sendo feitas para trazer recursos adicionais, e uma linha de transmissão de energia está em instalação para operar em potência máxima até 2026.
A hora de agir é agora. A crise hídrica afeta a todos, e a conscientização é essencial. O que você tem feito para economizar água no seu dia a dia? Compartilhe suas ideias e experiências nos comentários!