10 outubro, 2025
sexta-feira, 10 outubro, 2025

Casa Branca anuncia início de demissões devido à paralisação do governo dos EUA

Compartilhe

Democratas e republicanos ainda não chegaram a um acordo para financiar o regime federal; Senado se reunirá novamente na tarde da próxima terça-feira (14), quando a proposta do partido de Trump será votada novamente

EFE/EPA/WILL OLIVER

Casa Branca anuncia que começaram as demissões de funcionários federais com as quais ameaçaram se a paralisação do governo federal continuar

A Casa Branca anunciou nesta sexta-feira (10) que começaram as demissões de funcionários federais com as quais ameaçaram se a paralisação do governo federal continuar. “As RIFs (reduções forçadas de pessoal) começaram”, escreveu o diretor do Escritório de Administração e Orçamento, Russell Vought, em mensagem na rede social X (ex-Twitter).

Desde antes do fechamento do governo em 1º de outubro, o governo do presidente americano, Donald Trump, havia avisado que haveria demissões em massa. Foi justamente o Escritório de Orçamento que comunicou às diferentes agências que, em caso de fechamento, seriam demitidos os funcionários que não fossem legalmente obrigados a continuar.

A Casa Branca quer aproveitar a paralisação do governo para eliminar cargos que não se encaixam nas prioridades do presidente Trump e assim continuar com seu plano de cortar gastos públicos, eliminando milhares de empregos federais, iniciado no início de seu mandato pelo empresário Elon Musk, então aliado de Trump.

Esta situação vai além do que ocorreu em outros fechamentos do governo, quando os funcionários foram colocados em suspensão porque não podiam ser pagos, mas, uma vez reaberto, recuperaram seus empregos.

Democratas e republicanos continuam sem chegar a um acordo para financiar o governo federal. O Senado se reunirá novamente na tarde da próxima terça-feira (14), quando a proposta republicana será votada novamente.

*Com informações da EFE

Publicado por Nícolas Robert

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você