
O Catar deu um passo audacioso ao oficializar sua candidatura para sediar os Jogos Olímpicos de 2036, uma iniciativa que pode torná-lo o primeiro país do Oriente Médio e do norte da África a receber este prestigiado evento. O primeiro-ministro Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani destacou a importância histórica dessa proposta.
Durante um comunicado, Joaan bin Hamad Al-Thani, presidente do Comitê Olímpico do Catar, revelou que o país já possui 95% das infraestruturas esportivas necessárias e um plano nacional abrangente para finalizar as instalações em 100%. O Catar, que recentemente anunciou sua bem-sucedida experiência como sede da Copa do Mundo de 2022, busca consolidar seu papel no cenário global dos grandes eventos esportivos.
Desde a introdução de um novo sistema de atribuição de sedes em 2021, os candidatos não precisam mais anunciar suas intenções publicamente, mas mantêm conversas confidenciais com o Comitê Olímpico Internacional (COI). O ex-presidente do COI, Thomas Bach, expressou o desejo de contar com diversos candidatos para 2036 e 2040, incluindo nações como Índia, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia e Hungria.
Considerando o rodízio continental, a próxima edição, após os Jogos em 2024, 2028 e 2032 nas regiões da Europa, América do Norte e Oceania, tem grandes chances de ocorrer na Ásia. Além disso, há a expectativa de que, pela primeira vez, um país africano possa ser escolhido como anfitrião. A decisão sobre o local dos Jogos de 2036 será uma das primeiras grandes responsabilidades da nova presidente do COI, Kirsty Coventry, que assumiu o cargo recentemente.
E você, o que acha dessa candidatura ousada do Catar? Compartilhe sua opinião e participe dessa discussão!