2 setembro, 2025
terça-feira, 2 setembro, 2025

Cinemas brasileiros registram aumento de público em primeiro semestre de 2025; Lilo e Stitch lidera entre os filmes mais vistos

Compartilhe

Em um começo de 2025 repleto de vitórias para o cinema brasileiro, onde o inédito Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro” para “Ainda Estou Aqui” e a estreia internacional de “O Agente Secreto”, com Wagner Moura, marcaram a trajetória, as salas de cinema experimentaram um notável aumento de público. No primeiro semestre deste ano, aproximadamente 59 milhões de pessoas assistiram a filmes nas telonas, segundo dados da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Esse número, 3,9% maior do que no mesmo período de 2024, representa um sopro de esperança para a indústria, que havia enfrentado uma queda drástica de 54,3% durante a pandemia de Covid-19 em 2020. É a melhor variação desde então, trazendo o cinema de volta aos holofotes e preenchendo as salas com espectadores ansiosos.

No total, 2025 já contabiliza 2.148.825 sessões, com uma média de 28 espectadores por exibição. No entanto, a disparidade entre filmes nacionais e estrangeiros é evidente: apenas 16,5% das sessões foram dedicadas a produções brasileiras, somando 354.887, enquanto os filmes internacionais dominam o público, sendo exibidos cerca de cinco vezes mais.

Essa diferença também se reflete diretamente no ranking dos filmes mais assistidos do ano até agora. O live-action “Lilo & Stitch”, da Disney, destaca-se como o mais popular no Brasil, na Bahia e na capital do estado. Entre os dez filmes mais vistos, apenas “O Auto da Compadecida 2” e “Ainda Estou Aqui” representam o cinema nacional, revelando um cenário que exige reflexão. Confira a lista completa:

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você