Nesta quarta (23) e quinta-feira (24), a história de muitas mulheres negras ganhará um novo capítulo. O Circuito Mulheres Negras em Movimento, em colaboração com a Ordem dos Advogados do Brasil Secção Bahia (OAB/BA), realizará um plantão especial de assessoria jurídica gratuita na sede da OAB, localizada na Praça da Piedade. Os atendimentos acontecerão das 9h às 12h e das 14h às 17h, por ordem de chegada, oferecendo uma oportunidade ímpar para muitas que, muitas vezes, não têm acesso imediato a serviços jurídicos.
Serão fornecidos esclarecimentos em áreas como Direito Civil, Direito de Família e Direito do Consumidor. Além de orientações sobre como iniciar processos, responder intimações e realizar pedidos judiciais, as participantes receberão encaminhamentos para uma rede de proteção à mulher e órgãos de combate ao racismo. Este suporte é vital para empoderar mulheres que enfrentam desafios diários em suas vidas.
Segundo a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, “muitas mulheres, especialmente as mães solo, enfrentam rotinas sobrecarregadas e carecem de acesso facilitado a consultorias jurídicas. Essa ação é um passo concreto para garantir um atendimento acolhedor e qualificado, voltado às demandas específicas das mulheres negras da nossa cidade.”
Promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult) em parceria com a OAB-BA, essa ação faz parte da programação do Salvador Capital Afro e celebra a IV Edição do Julho das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. O plantão contará exclusivamente com advogadas negras, reforçando o compromisso de levar justiça e sensibilidade às realidades vividas por essas mulheres.
Se você é uma mulher negra em Salvador, não perca essa oportunidade de receber apoio jurídico. Venha e faça parte desse evento transformador. Compartilhe suas experiências ou convide suas amigas para que juntas possamos fortalecer a luta da mulher negra na sociedade. O seu lugar é aqui!