28 agosto, 2025
quinta-feira, 28 agosto, 2025

CMN ajusta regulamentação de crédito a empresas afetadas por tarifaço

Compartilhe

Logo Agência Brasil

Recentemente, o Conselho Monetário Nacional (CMN) promoveu ajustes significativos na regulamentação de crédito, visando apoiar empresas afetadas pelo tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos. A atualização da resolução, conforme anunciado pelo Ministério da Fazenda em Brasília, busca clarificar as normas, eliminando ambiguidades jurídicas e conferindo maior precisão ao texto.

A iniciativa do governo tem como objetivo proporcionar um ambiente mais seguro para as empresas, ao mesmo tempo em que mantém a essência da política pública intacta. Através de mudanças redacionais, a Resolução nº 5.242 se torna mais acessível e compreensível.

Entre as principais alterações, destaca-se a substituição da expressão “Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)” por “produtos”, no segundo artigo da resolução. Essa modificação permitirá uma identificação mais precisa das empresas afetadas pelas tarifas, alinhando o texto à portaria conjunta dos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, editada na mesma data.

No que tange às penalidades, o terceiro artigo agora explicita as punições em caso de descumprimento das obrigações pelos tomadores de crédito, incluindo a manutenção de empregos. As sanções financeiras não apenas se somarão às obrigações, mas não substituirão estas, reforçando assim a seriedade do cumprimento das normas.

Com essas melhorias, o CMN busca assegurar que as linhas emergenciais cumpram seu propósito: garantir liquidez e continuidade das atividades das empresas brasileiras, protegendo tanto os empregos quanto a capacidade produtiva nacional

O CMN, presidido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, conta ainda com a participação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Com essas mudanças, o governo almeja garantir um suporte eficaz às empresas que enfrentam os desafios do atual cenário tarifário.

Gostou das novidades? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas opiniões sobre essas mudanças que podem impactar o mercado e a economia do país!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você