CMN simplifica crédito rural a populações tradicionais e extrativistas

0
105
cmn-simplifica-credito-rural-a-populacoes-tradicionais-e-extrativistas

Logo Agência Brasil

Populações tradicionais e pescadores artesanais agora têm uma nova oportunidade de acesso ao crédito rural. O Conselho Monetário Nacional (CMN) acaba de aprovar mudanças significativas no Manual de Crédito Rural (MCR), facilitando a concessão de financiamento a essas comunidades, que desempenham um papel crucial na preservação ambiental e na exploração sustentável dos recursos naturais.

A principal atualização estabelece que o recibo de inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) deve ser emitido pelo órgão responsável pela gestão de unidades de conservação. Este recibo é agora um requisito fundamental para o pedido de crédito, assegurando que o nome do solicitante esteja incluído entre as famílias beneficiárias da área protegida. Isso representa um grande avanço para quem vive e trabalha nessas regiões.

Mais do que isso, para comunidades que habitam ou utilizam regularmente áreas como Reservas Extrativistas e Florestas Nacionais, a obrigatoriedade de estar no CAR foi dispensada. Desde que o nome do solicitante conste na lista oficial de famílias beneficiárias divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o acesso ao crédito se torna mais simplificado, aberto a todos que realmente dependem desses recursos.

O Ministério da Fazenda ressaltou que essas alterações têm como objetivo alinhar as exigências de crédito rural à singularidade dessas comunidades. Afinal, elas se destacam por suas formas únicas de ocupação e uso sustentável dos recursos naturais, de acordo com a legislação ambiental e a Política Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável. A reunião do CMN, presidida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, contou também com a participação de figuras importantes como o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Essas mudanças prometem transformar a realidade financeira de populações que, por muito tempo, enfrentaram barreiras para obter apoio ao seu modo de vida sustentável. Você conhece alguém que pode se beneficiar dessas novas regras? Compartilhe suas ideias e comente abaixo como você vê essas mudanças impactando nossas comunidades!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here