
Se você é um apaixonado por velocidade e viveu os anos 90, certamente guarda boas lembranças do Fiat Tempra Turbo. Ele não apenas foi agraciado com o título de “Carro do Ano” pela revista Quatro Rodas em 1995, mas também conquistou o coração dos brasileiros ao ser considerado o “veículo mais rápido do Brasil”, atingindo a impressionante marca de 220 km/h. Apesar de jornalistas da época relatarem máximas de 213 km/h, o encanto por esse carro esportivo continua inabalável, refletindo sua popularidade que persiste até hoje.
O Tempra Turbo surgiu em resposta ao crescente apelo por carros mais esportivos. Com uma combinação perfeita de velocidade e conforto, ele se destacou não apenas por seu desempenho, mas também por trazer inovações que elevavam o padrão da época, especialmente em relação ao seu principal concorrente, o Chevrolet Omega CD. O preço elevado era uma realidade, mas quão alto ele realmente era em sua época e quanto custaria hoje após a correção pela inflação?
Um pouco de história
O Tempra nasceu na Itália em 1990 e fez sua estreia no Brasil em 1992. Apenas um ano depois, a Fiat trouxe o modelo 16V, que se destacou como o safety car do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 em 1993, ocasião da última vitória de Ayrton Senna em solo brasileiro. Essa ligação com um dos maiores ídolos da história do automobilismo elevou ainda mais o status do Tempra entre os apaixonados.
Em 1994, o Tempra Turbo, com motor 2.0 e turbocompressor Garrett T3, estava pronto para fazer história. Com potência de 165 cv e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos, ele também foi um dos primeiros a oferecer ar-condicionado digital programável e equipamentos de luxo, como bancos de couro elétricos e freios ABS. De fato, ele se consolidou como um verdadeiro carro de luxo nacional.
E o preço?
No Brasil, os veículos sempre foram considerados artigos de luxo, e o Tempra Turbo não era exceção. Relatos da época indicavam que seu preço girava em torno de US$ 34 mil a US$ 40 mil. Com a moeda brasileira e o dólar investindo paritariamente em 1994, fizemos as contas com a ajuda da Calculadora do Cidadão do Banco Central. Corrigindo pelo IPCA, um Tempra Turbo custaria hoje entre R$ 262.494,28 e R$ 466.338,02, com base nos valores históricos.
Esse valor assombroso se torna ainda mais impressionante se considerarmos o salário mínimo de 1995, que era de R$ 100. Para adquirir um Tempra Turbo, alguém precisaria de cerca de 400 salários mínimos! Isso deixa claro como, na época, o Tempra era realmente um produto de luxo, um desejo distante para muitos cidadãos.
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