18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

Com alta da Selic a 15%, juros devem estabilizar até o final do ano, aponta Focus

Compartilhe

BC

O cenário de alta da Selic, agora em 15%, traz expectativas de estabilização das taxas de juros até o final de 2025. O Comitê de Política Monetária (Copom), em sua reunião recente, anunciou um aumento de 0,25 ponto porcentual, mas a média das projeções indica que ainda há espaço para um possível corte até o final deste ano. As 100 estimativas consolidadas nos últimos dias sugerem que a Selic pode encerrar 2025 em 14,8575%, o que aponta para uma tendência otimista em relação a possíveis reduções.

Na última quarta-feira, o Copom reforçou sua intenção de manter a taxa em 15% por um “período bastante prolongado”, destacando que permanecerá atento ao cenário econômico e que novos aumentos poderão ser implementados, se necessário. A divulgação da ata do Copom, que ocorrerá na próxima terça-feira (24), é muito aguardada por economistas, que esperam entender melhor essa estratégia de manutenção dos juros.

Além disso, o Relatório de Política Monetária (RPM), agendado para o dia 26, deverá trazer estimativas atualizadas sobre o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a trajetória da inflação, informações cruciais para o alinhamento das expectativas econômicas. Na pesquisa Projeções Broadcast, realizada logo após o anúncio do Copom, 85% das instituições consultadas preveem que a Selic se manterá em 15% até 2025, enquanto 15% acreditam em uma redução ainda este ano.

Outro aspecto relevante é a divergência entre as projeções: a estimativa mais alta sugere uma Selic de 15,25% ao final deste ano, apenas 0,25 ponto porcentual acima da taxa atual, enquanto a mais baixa indica um patamar de 13,50%, refletindo a incerteza que permeia o mercado. Como você vê essas mudanças? Compartilhe suas opiniões e expectativas nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você