POLÍTICA
Governador da Bahia diz que atitude é oportunidade de mostrar o ‘verdadeiro’ Brasil
Por Gabriela Araújo e Cássio Moreira
09/10/2025 – 14:48 h

Jerônimo discursando na BYD Bahia –
Fechar
A escolha de Belém, no Pará, como sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), foi elogiada pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), nesta quinta-feira, 9. Em discurso, o petista considerou a iniciativa como ousada e uma oportunidade de mostrar o ‘verdadeiro’ Brasil ao mundo.
“O senhor teve a coragem, a ousadia de trazer para o nosso país uma COP. E ainda levou para Amazônia, para o norte, o senhor poderia muito bem realizar isso em São Paulo, no Rio [de Janeiro], nada contra, mas o senhor quis mostrar o Brasil por dentro”, disse Jerônimo.
Tudo sobre Política em primeira mão!
O chefe do Executivo estadual participa hoje da inauguração da primeira fábrica chinesa de veículos elétricos do Brasil: a BYD, que está situada na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O lançamento oficial da nova montadora conta com a participação das seguintes personalidades:
- Lula (PT), presidente do Brasil;
- Geraldo Alckmin, vice-presidente;
- Rui Costa, ministro da Casa Civil;
- Luiz Caetano (PT), prefeito de Camaçari;
- ministro de Estado
- Senadores da República
- Deputados federais e estaduais.
Na ocasião, o chefe do Executivo baiano também diz que Lula “nunca escondeu o seu lugar”, se referindo a sua nacionalidade, e falou sobre a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2025.
“O senhor [Lula] disse que no final do ano que vem iria tirar o Brasil do Mapa da Fome. O senhor não esperou e nós saímos do mapa da fome”, disse o baiano.
COP-30
Após o discurso do presidente da BYD, Wang Chuanfu, Lula e o executivo se dirigiram a um dos carros elétricos expostos na fábrica de Camaçari quando lançaram o 1º super híbrido flex, edição COP30.
Na ocasião, o presidente brasileiro e assinou o capô do carro com a rubrica que usa para assinar os documentos oficiais.

Carro oficial da COP30 | Foto: Reprodução | CanalGov
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 25, um projeto de lei que estabelece a transferência temporária da capital federal de Brasília para Belém (PA),durante a realização da COP30.
A proposta, de autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), visa aproximar a conferência climática das questões amazônicas e facilitar a interação entre autoridades brasileiras e delegações internacionais.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Tags:
Siga nossas redes