Marfinenses terminaram na liderança do Grupo F, com 26 pontos, 25 gols marcados e nenhum sofrido nas dez partidas disputadas
PATRICK MEINHARDT / AFP

Atacante senegalês #20 Habib Diallo comemora com seus companheiros de equipe após marcar um gol durante a partida do grupo B das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2026 na África entre Senegal e Mauritânia no Stade Abdoulaye Wade, em Diamniadio
As seleções de Costa do Marfim e Senegal confirmaram, nesta terça-feira (14), a classificação para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Ambas chegam ao Mundial pela quarta vez em suas histórias.
A atual campeã africana, Costa do Marfim, venceu o Quênia por 3 a 0, em Abidjan, sob forte chuva. O time da casa dominou a partida desde o início e abriu o placar aos sete minutos com Kessié. Na etapa final, Diomande ampliou com um belo chute de fora da área, e Amad Diallo fechou a goleada.
Com o resultado, os marfinenses terminaram na liderança do Grupo F, com 26 pontos, 25 gols marcados e nenhum sofrido nas dez partidas disputadas. O Gabão ficou em segundo, com 25 pontos, após vencer o Burundi por 2 a 0.
Já o Senegal confirmou sua vaga ao golear a Mauritânia por 4 a 0, no Stade Me Abdoulaye Wade, em Diamniado. Sob os olhares da torcida, o destaque foi Sadio Mané, autor de dois gols. Ndiaye e Habib Diallo completaram o placar. A equipe senegalesa terminou o Grupo B com 24 pontos, à frente da República Democrática do Congo, que venceu o Sudão por 1 a 0 e ficou com 22.
Com as classificações, Costa do Marfim e Senegal se juntam a Egito, África do Sul, Cabo Verde, Marrocos, Argélia, Tunísia e Gana, que já haviam garantido presença no Mundial. República Democrática do Congo, Nigéria, Camarões e Gabão disputarão a repescagem continental por mais uma vaga africana.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado Sarah Paula