Cubanos no exterior poderão investir na ilha, confirma ministro

Compartilhe

Cuba

O cenário atual em Cuba é marcado por um grande contraste: enquanto a ilha enfrenta um severo bloqueio energético imposto por Washington, uma nova oportunidade de investimentos surge. O ministro cubano de Comércio Exterior, Oscar Pérez-Oliva, anunciou que cubanos no exterior e seus descendentes poderão finalmente investir na ilha, uma decisão que promete mobilizar a economia local.

Um Abertura Estratégica

Durante uma entrevista à NBC, Pérez-Oliva enfatizou que “Cuba está aberta a manter uma relação comercial fluida com empresas americanas” e com aqueles que possuem raízes na ilha. A medida visa criar um “ambiente empresarial dinâmico”, permitindo desde pequenos até grandes investimentos, especialmente em setores críticos como infraestrutura, turismo e mineração.

Este movimento é crucial em um momento em que a economia cubana se vê paralisada, principalmente devido ao corte nas remessas de petróleo da Venezuela, afetando severamente a rede elétrica, que já sofre com apagões frequentes.

Diálogo em Tempos Turbulentos

Enquanto isso, o presidente Miguel Díaz-Canel confirmou que Cuba mantém diálogos ativos com Washington. Essas conversas surgem em meio a promessas de Donald Trump, que acredita em um acordo “muito em breve”. A estratégia do governo americano, no entanto, sustenta-se na imagem de Cuba como uma “ameaça excepcional”, devido a suas alianças com potências como Rússia, China e Irã.

Neste contexto polarizado, o futuro do investimento estrangeiro na ilha pode ser a luz no fim do túnel para muitos cubanos. É um momento para se perguntar: serão essas novas oportunidades capazes de alterar a trajetória econômica do país e proporcionar um renascimento para sua população? Deixe sua opinião nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você