2 agosto, 2025
sábado, 2 agosto, 2025

Datafolha: anistia pelo 8 de Janeiro é rejeitada por 55%

Compartilhe

Imagem de destaque

A recente pesquisa do Datafolha trouxe à tona a opinião dos brasileiros sobre a anistia aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro, revelando um claro descontentamento com essa possibilidade. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados se opõem à anistia, enquanto apenas 35% a apoiam. Este estudo, divulgado na última sexta-feira, dia 1º de agosto, marca a quarta investigação sobre o tema e apresenta uma estabilidade em comparação à pesquisa anterior, realizada em abril, onde 56% eram contra e 37% a favor.

Observando a cronologia das pesquisas, nota-se uma diminuição na resistência à anistia desde março de 2024, quando 63% se declararam contrários, e 31% favoráveis. Em dezembro do mesmo ano, 62% desaprovavam a medida. Essa mudança gradativa reflete a complexidade do sentimento popular em relação a um tema tão delicado.

Ato golpista de 8 de janeiro de 2023, em Brasília

Manifestantes vão às ruas no feriado do Dia da Independência

Cena dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

Ação policial durante ataques de 8 de janeiro de 2023 em Brasília

A pesquisa, conduzida entre os dias 29 e 30 de julho, ouviu 2.004 pessoas, com uma margem de erro de dois pontos percentuais. O tema da anistia tem ganhado força, especialmente com o apoio da família Bolsonaro, à medida que o ex-presidente enfrenta uma investigação no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura um suposto plano golpista para anular as eleições de 2022. A anistia proposta poderia abranger Bolsonaro, isentando-o de potenciais condenações.

O cenário atual revela a tensão constante nas opiniões do público e a complexidade dos desdobramentos políticos. Qual é a sua opinião sobre a anistia? Compartilhe nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você