Na madrugada desta terça-feira, 19 de agosto de 2025, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lamentou a perda de seu desembargador, João Augusto Pinto, que faleceu aos 72 anos. Seu legado no judiciário e sua trajetória de vida marcam um importante capítulo na história da justiça baiana.
João Augusto Pinto, natural de Itabuna, formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1977, continuando a se dedicar aos estudos com um mestrado concluído em 1996. Antes de trilhar o caminho da magistratura, ele exerceu um mandato como vereador em Ibicaraí, entre 1982 e 1986, período em que renunciou ao cargo para se dedicar ao Judiciário.
Sua carreira foi marcada por uma passagem significativa por diversas comarcas do estado, incluindo Santa Terezinha, Uruçuca, Feira de Santana, Itabuna e Santo Amaro. Em 1994, João Augusto foi promovido por mérito à capital, onde se tornou membro da Corte do TJ-BA.
A luta contra um Acidente Vascular Cerebral (AVC) no ano passado deixou o desembargador internado por um longo período, e até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório ou sepultamento. O legado de João Augusto Pinto continuará a inspirar aqueles que atuam na justiça, alcançando aqueles que buscam pela verdade e equidade.
Deixe nos comentários suas lembranças ou homenagens a este importante magistrado que dedicou sua vida à justiça. Como você acredita que ele impactou a comunidade jurídica?