Na manhã desta quarta-feira, 25 de junho, o Distrito Federal despertou sob um manto de nuvens densas e uma névoa úmida que envolveu tanto a área central quanto outros pontos da capital. Essa bruma, resultado de altos índices de umidade e temperaturas amenas, trouxe um cenário de tranquilidade e mistério.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este fenômeno meteorológico é caracterizado por gotículas de água suspensas no ar, que dificultam a visibilidade, mas não chegam a molhar o solo. “É uma névoa úmida, ou bruma, que não se equipara à chuva”, explica a meteorologista Dayse Moraes.
Os termômetros, na Estação Meteorológica do Plano Piloto, marcaram uma mínima de 12°C nesta manhã. Além disso, o DF está sob um alerta amarelo, com a possibilidade de queda das temperaturas em até 5°C. Para o período mais quente do dia, espera-se uma máxima de 25ºC, proporcionando um contraste entre o frio da manhã e o calor que se aproxima.
A umidade relativa do ar deverá oscilar entre 95% e 35% durante o dia, intensificando a sensação de frio. O destaque vai para a madrugada de 17 de junho, que trouxe a temperatura mais baixa do ano, com 8,8ºC, enquanto a mínima histórica em Brasília, 1,4°C, foi registrada em 19 de maio de 2022.
Com a previsão de que não haja chuvas nos próximos dias, o cenário atmosférico do DF pode ser um convite para um passeio sob a bruma encantadora. Como você tem aproveitado esses dias mais frescos? Compartilhe suas experiências nos comentários!