29 julho, 2025
terça-feira, 29 julho, 2025

Documento que sugeria prisão de ministros do STF foi produzido pela inteligência do Exército, diz kid preto

Compartilhe

Documento da Inteligência do Exército

Em uma audiência no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (28), o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima trouxe à tona um fato alarmante: um documento que sugeria a prisão de ministros da Corte foi elaborado por membros da Inteligência da 6ª Divisão do Exército, localizada em Porto Alegre (RS). A revelação levanta questões sobre a atuação das Forças Armadas em contextos políticos e a proteção das instituições democráticas no país.

Ferreira Lima, que exerce papel de oficial da Inteligência, defendeu a existência desse material como uma medida de precaução. Segundo ele, o documento fazia parte de uma estratégia para prever cenários, preparando o Exército para uma possível reação institucional caso ocorressem indícios de fraude nas eleições presidenciais de 2022. Um esforço para garantir que seu comando não fosse pego de surpresa diante de quaisquer pronunciamientos sobre irregularidades eleitorais.

“Se amanhã sair um relatório ou um pronunciamento falando ‘atenção, teve fraude sim’, eu não posso deixar meu comandante ser surpreendido,” enfatizou. “Eu tenho que ter alguma coisa para que a gente comece a discutir com o Estado-Maior,” completou, revelando a lógica por trás da criação desse controverso documento.

Essa situação provoca reflexões sobre a relação entre as instituições e o papel que as Forças Armadas devem desempenhar em tempos de crise política. O que você pensa sobre essa questão? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você