25 setembro, 2025
quinta-feira, 25 setembro, 2025

Duas estrelas “novas” acabam de explodir no céu – e uma é visível a olho nu

Compartilhe

Quem admira o céu noturno tem um grande motivo para olhar para cima esta semana. Na constelação do Centauro, um ponto de luz novo e intrigante apareceu, como se uma estrela estivesse nascendo diante de nossos olhos. Este fenômeno astronômico é conhecido como “nova”, uma explosão estelar de intensidade moderada. Ao contrário de uma supernova, que resulta na destruição completa da estrela, a nova permite que o objeto sobreviva e até repita o processo no futuro.

Na segunda-feira (22), a Associação Americana de Estudiosos de Estrelas Variáveis (AAVSO) confirmou que a nova na constelação do Centauro atingiu uma magnitude de 6. Essa marca é o limite mínimo para ser vista a olho nu, o que significa que em regiões com céus completamente escuros, qualquer observador poderá assistir a esse espetáculo sem telescópios ou binóculos.

Nova Centauri 2025.

V 1935 Centauri = PNV J14372177-5847400

Image by Discoverer John Seach.

Taken with 0.341 m f/6.8 PlaneWave telescope on 23 September UT. pic.twitter.com/M2QUlqIz4H

As coordenadas da nova (RA = 14 37 21,77 e Dec = -58 47 40,0) a posicionam perto de Alfa Centauri, o sistema estelar mais próximo do Sol, a apenas 4,3 anos-luz de distância. No entanto, isso não implica que a nova esteja conectada a Alfa Centauri ou que seja próxima a nós; sua distância real ainda não foi estabelecida.

A constelação de Centauro é visível apenas no Hemisfério Sul, limitando a observação principalmente para aqueles em regiões tropicais ou do Norte. Mesmo assim, astrônomos de diversas partes do mundo rapidamente confirmaram a detecção deste fenômeno fascinante.

Nova Centauri 2025 (V1935 Centauri ou PNV J14372177-5847400) foi descoberta pelo astrofísico australiano John Seach. Na noite anterior, Seach também havia detectado outra nova na constelação de Sagitário, nomeada V7994 Sagittarii (TCP J18035290-3127298). Esta, contudo, é mais fraca, com magnitude 10.2, tornando-se invisível a olho nu.

Nova Sagittarii 2025 No. 4

V 7994 Sagittarii = TCP J18035290-3127298

Image by Discoverer John Seach. Taken with 135 mm f/3.5 Samyang Lens + CMOS, on 23 September UT. pic.twitter.com/erlpD6ZwcS

Uma nova ocorre em sistemas binários, onde uma das estrelas é uma anã branca densa, quase do tamanho da Terra, enquanto a outra possui massa similar à do Sol. A gravidade da anã branca puxa material da companheira, formando um disco de gás que, ao aquecer-se, provoca uma explosão termonuclear intensa. Para nossos olhos, essa explosão se transforma em uma nova estrela brilhando no céu, enquanto o par já existia há muito tempo, permanecendo invisível até então.

Como encontrar a Nova Centauri 2025 no céu? Se você deseja observar este espetáculo, aproveite os próximos dias, especialmente durante a lua nova que termina na segunda-feira (29). Busque um local afastado das luzes urbanas. Para localizar a nova, identifique as duas estrelas mais brilhantes da constelação do Centauro: Alpha Centauri e Beta Centauri. A nova V1935 Centauri estará facilmente acessível a binóculos, à esquerda de Beta Centauri, a uma distância equivalente à metade entre essas estrelas.

No destaque, a representação artística da Nova Centauri 2025 inserida na constelação do Centauro, à esquerda de Beta Centauri (Hadar). A nova está mais brilhante na imagem do que é na realidade.

Nesta época do ano, Alpha Centauri brilha no céu ao sul, com Beta Centauri logo abaixo. Para facilitar sua busca, considere usar aplicativos de observação, como Stellarium, Star Walk ou Sky Safari. Digite “Alpha Centauri” e siga o mapa em tempo real, ajustando-o à sua localização.

E você, já está preparado para buscar a nova estrela? Compartilhe suas expectativas ou experiências de observação nos comentários abaixo!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você