21 julho, 2025
segunda-feira, 21 julho, 2025

‘É possível chegarmos em agosto sem resposta dos EUA’, alerta Haddad

Compartilhe

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de reunião com as lideranças dos grupos de engajamento do G20, no Palácio do Planalto

Em uma declaração incisiva, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alertou nesta segunda-feira (21) sobre a possibilidade de o Brasil enfrentar um agosto sem respostas dos EUA em relação às tarifas recém-impostas. Em entrevista à Rádio CBN, ele enfatizou a urgência da situação, dado que uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros deve entrar em vigor em apenas dez dias. “Estamos avaliando diferentes cenários, e, sob a determinação de Lula, o Brasil não se afastará da mesa de negociação”, afirmou.

A decisão de Donald Trump de aplicar essas tarifas, segundo Haddad, foi fundamentada em motivos políticos, especialmente ligados a processos judiciais envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ministro condenou essa postura, destacando que certos setores da extrema direita no Brasil parecem priorizar interesses próprios em detrimento da nação. “Há uma família específica que está concorrendo contra os interesses nacionais”, disse ele.

Diante desse cenário, o governo brasileiro enviou outra correspondência aos EUA, reiterando seu compromisso em negociar e questionando a lógica por trás das tarifas. Haddad ressaltou que a operação da Polícia Federal envolvendo Bolsonaro e sua repercussão no Supremo Tribunal Federal (STF) contribuíram para intensificar o clima político entre os dois países.

O que você pensa sobre essa crise? Deixe seu comentário abaixo!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você