4 setembro, 2025
quinta-feira, 4 setembro, 2025

Eclipse lunar mais longo do ano acontece no fim de semana

Compartilhe

2025 ainda nos reserva mais um eclipse solar e outro lunar. Créditos: Cole Dynes/Loveyourmothernature – Shutterstock

Neste próximo domingo, dia 7 de setembro, prepare-se para um espetáculo celestial sem igual: o eclipse lunar total mais longo de 2025. Com uma duração impressionante de 1 hora e 22 minutos, ele supera o eclipse de março, que durou 1 hora e 5 minutos, mostrando toda sua beleza e grandiosidade.

A diferença na duração entre esses dois eventos fascinantes deve-se ao caminho que a Lua traçará através da sombra da Terra. No fenômeno deste mês, ela cruzará uma área mais central da umbra, propiciando um espetáculo mais duradouro. Em contraste, o eclipse de março teve uma trajetória mais periférica, resultando em uma fase de totalidade mais curta.

O eclipse de 7 de setembro não se limita apenas à fase total. O evento durará, ao todo, 3 horas, 29 minutos e 24 segundos, e será transmitido ao vivo pelo Olhar Digital. Moradores da maior parte da Ásia, da faixa oriental da África e do oeste da Austrália poderão testemunhar esse deslumbrante “Lua de Sangue” do início ao fim. No Brasil, algumas áreas da costa leste terão a oportunidade de observar a fase penumbral, quando a Lua começa a escurecer suavemente.

Os eclipses lunares ocorrem quando a Terra se coloca entre a Lua e o Sol, projetando sua sombra no satélite natural. Existem três tipos: o total, quando a Lua é completamente encoberta; o parcial, onde apenas uma parte dela é obscurecida; e o penumbral, onde a sombra é suave, deixando a Lua com um brilho acinzentado. Embora esses fenômenos sejam fascinantes, não acontecem todos os meses devido à inclinação da órbita lunar. Seu aparecimento depende de um alinhamento perfeito entre Sol, Terra e Lua.

Cerca de 60% da população mundial poderá ver o eclipse em sua totalidade, enquanto até 87% terão a chance de observar pelo menos uma parte dele, dependendo das condições climáticas. Este é o segundo eclipse lunar do ano, após o de março, que foi visível principalmente nas Américas.

O apelido “Lua de Sangue” é conferido ao astro durante o eclipse total, quando ele adquire uma cor avermelhada. Esse fenômeno ocorre devido à luz do Sol, filtrada e desviada pela atmosfera terrestre, que pinta a superfície lunar com tons quentes de vermelho. Não perca a chance de vivenciar esta mágica transformação!

E se você pensou que já havia acabado, em setembro ainda teremos um eclipse solar, que ocorrerá no dia 21, mas que não será visível no Brasil. Este eclipse será parcial e visível apenas em algumas áreas do sul da Austrália, no Pacífico e no Atlântico, além da Antártida.

Agora que você está por dentro de tudo sobre este impressionante evento astronômico, que tal compartilhar suas expectativas ou experiências com eclipses? Comente abaixo e vamos trocar impressões sobre essa incrível dança cósmica!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você