21 agosto, 2025
quinta-feira, 21 agosto, 2025

Edital do CNU é publicado: saiba como se inscrever e datas do concurso

Compartilhe

CNU Concurso

O esperado edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) foi finalmente lançado pelo governo federal, trazendo a oportunidade de atuação em 32 órgãos federais com um total de 3.652 vagas. As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 2 de julho e se encerram às 23h59 do dia 20 de julho, seguindo o horário de Brasília. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 70, que poderá ser quitada até o dia 21 de julho.

Os candidatos que necessitam de isenção na taxa de inscrição têm até o dia 8 de julho para formalizar o pedido por meio do site do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).


Cronograma de Eventos do CNU:

  • Inscrições: de 2 a 20 de julho de 2025 (pagamento até 21 de julho)
  • Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 8 de julho de 2025
  • Prova objetiva: 5 de outubro de 2025, das 13h às 18h
  • Convocação para prova discursiva: 12 de novembro de 2025
  • Envio de títulos: 13 a 19 de novembro de 2025
  • Prova discursiva para habilitados na 1ª fase: 7 de dezembro de 2025
  • Divulgação da primeira lista de classificação: 30 de janeiro de 2026

Os cargos oferecidos no CNU estão agrupados em nove blocos, cobrindo áreas como Seguridade Social (incluindo Saúde, Assistência Social e Previdência Social), Cultura e Educação, Engenharia e Arquitetura, entre outros. O MGI enfatiza que a prova objetiva ocorrerá no dia 5 de outubro, enquanto as provas discursivas para os habilitados na primeira fase estão agendadas para 7 de dezembro. Os resultados serão divulgados em fevereiro do ano seguinte, com validade de 12 meses, prorrogável uma vez.

“O prazo de validade do Concurso Público Nacional Unificado é de 12 (doze) meses, contados a partir da publicação da homologação de seu Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período”, destaca o edital.

Uma grande novidade dessa edição do concurso é a equiparação do percentual de mulheres que avançam para a segunda fase, caso esse percentual seja inferior a 50%. A medida não é uma reserva de vagas, pois todos os candidatos classificados, incluindo os homens, serão convocados para a prova discursiva.

Se você está interessado em participar desse concurso, não perca a chance de se inscrever! Aproveite as informações e compartilhe suas expectativas nos comentários. Vamos juntos construir um espaço de troca de experiências e dicas para todos os candidatos!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você