Metrô Bahia realiza formação de mulheres em curso de manutenção –
O Metrô Bahia tem dado novos rumos à presença feminina em um setor ainda dominado por homens: a manutenção metroferroviária. Nesta sexta-feira (17), 16 mulheres celebraram a conclusão do curso de Capacitação em Manutenção, realizado em parceria com o Senai Dendezeiros.
O resultado vai além dos diplomas — seis delas foram contratadas pela concessionária e uma já ocupa o posto de líder na equipe.
Tudo sobre Bahia em primeira mão!
Da sala de aula à liderança
Entre as formandas, está Priscila Gomes, que se tornou Líder de Manutenção após o curso. Orgulhosa da conquista, ela reflete sobre o processo:
“Estou muito feliz e honrada pela oportunidade de participar do curso e ainda mais em ser convocada para vaga de Líder de Manutenção. Agora faço parte da equipe e fico impressionada com o profissionalismo e a expertise demonstrados pela empresa durante todo o processo de integração”, disse.
Leia Também:
O projeto é uma das apostas do Metrô Bahia para transformar a realidade por meio da formação profissional. Para Juliana Romão, diretora da concessionária, investir em capacitação é investir no futuro:
“Cada real que a gente investe em educação causa um impacto social. Eu acredito que é por meio da educação e do desenvolvimento que a gente pode mudar o país.”

Capacitação em Manutenção, realizado em parceria com o Senai Dendezeiros | Foto: Divulgação / Metrô Bahia
Superação e novos caminhos
As trajetórias das formandas mostram o poder da oportunidade. Mirian Santos, uma das participantes, destaca o aprendizado e o desejo de crescer na profissão:
“Foram meses muito interessantes e de aprendizado. Esse projeto é enriquecedor, tanto na parte teórica, com professores maravilhosos, quanto na parte prática. Estou otimista em relação ao futuro, em busca de crescimento na área de manutenção de trilhos.”
A coordenadora de Pessoas do Metrô Bahia, Betânia Pita, reforça que o projeto vai além da formação técnica:
“Esse projeto tem uma importância fundamental no nosso processo de capacitação metroferroviário. A gente consegue identificar potenciais mulheres no mercado de trabalho, promover a igualdade de gênero e trazer muito desenvolvimento para a área.”
Atualmente, 32% dos cargos de liderança do Metrô Bahia são ocupados por mulheres. Para ampliar esse número, a empresa vem apostando em ações afirmativas e campanhas de sensibilização para incentivar a inclusão feminina e o apoio dos colegas homens nessa mudança cultural.
Reconhecimento e compromisso
Em 2025, o Metrô Bahia recebeu o Selo Lilás, concedido pelo Governo da Bahia, pela valorização das mulheres no ambiente de trabalho e pelas práticas de enfrentamento à desigualdade de gênero.
A empresa também mantém iniciativas como promoção de mulheres grávidas, acompanhamento de gestantes e contratação voltada à inclusão, fortalecendo o compromisso com um ambiente mais saudável, justo e igualitário.
Compartilhe essa notícia com seus amigos