Noruegueses chegaram a 18 pontos, seis a mais que os italianos, vice-líder com 12 e um jogo a menos. A equipe escandinava, que não disputa um Mundial desde 1998
JOSE JORDAN / AFP

Atacante espanhol nº 21 Mikel Oyarzabal comemora o segundo gol de sua equipe durante a partida de futebol do grupo E da zona europeia pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 entre Espanha e Geórgia no estádio Manuel Martinez Valero em Elche
O sábado (11) foi marcado por jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo. A Espanha venceu a Geórgia por 2 a 0 neste sábado (11), em Elche, e deu mais um passo rumo a Copa do Mundo de 2026, mantendo 100% de aproveitamento nas Eliminatórias europeias. Com o resultado, os espanhóis lideram o Grupo E com 9 pontos, três à frente da Turquia (2ª), que mais cedo goleou a Bulgária por 6 a 1.
A Espanha abriu o placar aos 24 minutos com Yéremy Pino, titular no ataque pelas ausências por lesão de Nico Williams e Lamine Yamal. No segundo tempo, a Espanha conseguiu tranquilidade ao ampliar com Mikel Oyarzábal (64′), que acertou bela cobrança de falta da entrada da área. Com o jogo praticamente resolvido, o time do técnico Luis de la Fuente continuou dominando, mas não conseguiu aumentar a vantagem. A Espanha volta a campo pelas Eliminatórias na próxima terça-feira, contra a Bulgária, em Valladolid.
Itália 3 x 1 Estônia
A Itália confirmou o favoritismo e venceu a Estônia fora de casa por 3 a 1 em Talin, e conseguiu um resultado que mantêm vivas suas chances de conseguir a liderança do Grupo I das Eliminatórias europeias e garantir uma vaga direta na Copa do Mundo de 2026. Os gols foram marcados por:
- Moise Kean, aos quatro minutos do primeiro, após invadir a área pela esquerda e bater firme para balançar a rede e abrir o placar.
- Mateo Retegui, aos 38. Ele aproveitou o passe na pequena área de Riccardo Orsolini e ampliou para a ‘Azzurra’ aproveitando passe na pequena área de Riccardo Orsolini. Retegui vive boa fase nestas Eliminatórias, com três gols e quatro assistências em três jogos disputados.
- Francesco Pio Sposito marcou seu primeiro gol pela seleção italiana (74′)
- Rauno Sappinen descontou para a Estônia recuperando uma bola que o goleiro Gianluigi Donnarumma (76′) deixou escapar das mãos.
O atacante italiano nº 11, Moise Kean (D), comemora o gol de abertura com seus companheiro │RAIGO PAJULA / AFP
Com a vitória, a Itália soma 12 pontos depois de cinco rodadas. No entanto, a goleada da Noruega sobre Israel por 5 a 0 mantém os escandinavos na liderança da chave com 18 pontos e um jogo a mais que os italianos. Matematicamente, a ‘Azzurra’ ainda pode empatar em pontos com a Noruega, mas a ampla diferença no saldo de gols (+26 para os nórdicos, +7 para Itália) faz com que os jogadores de Gattuso tenham que contar com um tropeço do artilheiro Erling Haaland e seus companheiros.
A Itália, que não participou das Copas de 2018 e 2022, depois de cair na fase de repescagem europeia, parece fadada a viver mais um drama para ir ao Mundial do ano que vem. Na próxima terça-feira, contra Israel, o time tem a obrigação de vencer para chegar com confiança à data Fifa de novembro, na qual enfrentará Moldávia e Noruega.
Noruega 5 x 0 Israel
O atacante Erling Haaland brilhou ao marcar três gols na goleada da Noruega sobre Israel por 5 a 0, em Oslo, pelas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026. Mesmo após perder um pênalti no início da partida, o artilheiro do Manchester City comandou o triunfo que manteve sua seleção na liderança do Grupo I.
Com o resultado, a Noruega chegou a 18 pontos, seis a mais que a Itália, vice-líder com 12 e um jogo a menos. A equipe escandinava, que não disputa um Mundial desde 1998, pode garantir vaga na Copa já na próxima Data Fifa, em novembro — caso vença a Estônia e os italianos não consigam vencer Estônia ou Israel em seus próximos compromissos.
Apesar da grande atuação, Haaland começou a partida com dificuldades: errou duas cobranças de pênalti consecutivas, ambas defendidas pelo goleiro Daniel Peretz, após repetição por invasão na área. O primeiro gol da Noruega saiu aos 18 minutos, em gol contra de Anan Khalaili. Pouco depois, Haaland marcou seu primeiro (27’), e outro gol contra, de Idan Nachmias (28’), ampliou o placar.
No segundo tempo, o camisa 9 voltou a balançar as redes aos 63 e 72 minutos, completando o hat-trick e chegando a 12 gols em seis jogos, o que o mantém como artilheiro isolado das Eliminatórias. Antes do apito inicial, centenas de pessoas realizaram um protesto pró-Palestina nos arredores do Estádio Ullevaal, criticando a atuação militar de Israel em Gaza. A manifestação ocorreu de forma pacífica e não interferiu na realização da partida.
*Com informações da AFP