4 setembro, 2025
quinta-feira, 4 setembro, 2025

Em 4 dias, 71 pinguins são encontrados mortos em praias de São Paulo

Compartilhe

Pinguim morto - Metrópoles

Nos últimos dias, as praias do litoral de São Paulo viveram um momento preocupante: 71 pinguins foram encontrados mortos, enquanto outros sete conseguiram ser resgatados e estão recebendo tratamento. Esses dados alarmantes foram divulgados pelo Instituto Argonauta, que está à frente do monitoramento e reabilitação dessa espécie.

As mortes foram cuidadosamente analisadas, com os pinguins em óbito sendo enviados para avaliação detalhada a fim de descobrir as causas por trás dessas perdas. O fenômeno está ligado à temporada de pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), que ocorre anualmente no litoral paulista. A presença desses animais, originários da Patagônia, se intensifica entre junho e setembro, quando buscam alimento e águas mais quentes.

Hugo Gallo Neto, oceanógrafo e presidente do Instituto Argonauta, destaca que as mortes de pinguins na região sudeste fazem parte de um ciclo natural. Contudo, a necessidade de atenção e cuidado com a fauna marinha é fundamental. “Quando avistamos um pinguim debilitado na praia, é crucial não tentar manipular o animal. Em vez disso, deve-se acionar as equipes técnicas que sabem como agir”, ressalta. O suporte do Instituto Argonauta, por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), está disponível para garantir que esses animais recebam o cuidado necessário.

Se você encontrar um animal marinho em dificuldades, não hesite: ligue para 0800-642-3341. Juntos, podemos garantir a segurança e a preservação da vida selvagem marinha.

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você