5 outubro, 2025
domingo, 5 outubro, 2025

Em apoio à Palestina, manifestantes vão à Paulista pedindo cessar-fogo

Compartilhe

Reprodução/Redes Sociais

Imagem colorida de bandeira da Palestina estendida em manifestação na Avenida Paulista
1 de 1 Imagem colorida de bandeira da Palestina estendida em manifestação na Avenida Paulista – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Manifestantes foram à Avenida Paulista, em São Paulo, na manhã deste domingo (5/10) pedindo o cessar-fogo na Faixa de Gaza. O ato começou às 11h no vão livre do MASP.

Uma grande bandeira da Palestina foi exibida em apoio à nação, que teve mais de 67 mil palestinos mortos desde outubro de 2023, segundo o Ministério da Saúde em Gaza, quando Israel passou a bombardear o território em resposta a um ataque do Hamas.

Empunhando faixas e cartazes que acusam Israel de genocídio, os manifestantes caminharam até a Praça Roosevelt, na região da República, centro de São Paulo, onde se dispersaram pouco depois das 13h.

A Polícia Militar (PM) afirma que o acompanhou o ato, que foi encerrado de forma pacífica. Não há estimativa de público presente.


Netanyahu condiciona paz na Palestina à libertação de reféns

  • O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo (5/10) que não avançará com o plano de cessar-fogo proposto pelo governo dos Estados Unidos até que todos os reféns mantidos pelo Hamas sejam libertados.
  • No sábado (4/10), Donald Trump declarou que não tolerará atrasos do grupo Hamas no cumprimento do “plano de paz” acordado com Israel
  • A declaração ocorreu no dia seguinte à publicação, pelo grupo palestino, de uma resposta ao documento idealizado por Trump. Eles afirmam que aceitam libertar os reféns — vivos ou mortos — detidos na Faixa de Gaza.
  • No entanto, não houve movimentação nesse sentido até o momento. Enquanto isso, Israel manteve a ofensiva em Gaza.
  • Ao mesmo tempo, 13 brasileiros permanecem detidos em Israel, após tentarem se aproximar da Faixa de Gaza com ajuda humanitária. Após audiência, eles devem ser deportados de volta ao Brasil.
  • Entre os retidos está a deputada federal Luizianne Lins (PT) e o influenciador digital Victor Nascimento Peixoto, morador de Barretos, no interior de São Paulo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.com

São Paulo

Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você