25 julho, 2025
sexta-feira, 25 julho, 2025

Embaixada dos EUA diz que ministro é o ‘coração pulsante’ de ‘perseguição’ contra Bolsonaro

Compartilhe

A recente declaração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil intensificou a tensão entre as duas nações, colocando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na linha de fogo. Em um gesto raro e assertivo, a embaixada republicou uma crítica do subsecretário de Diplomacia Pública, Darren Beattie, que descreveu Moraes como o “coração pulsante do complexo de perseguição e censura” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na mensagem, Beattie afirmou que as ações de Moraes não apenas ameaçam a liberdade de expressão no Brasil, mas se estendem além das fronteiras nacionais, atingindo até os Estados Unidos. Ele ressaltou que, em decorrência dessa situação, a administração de Donald Trump está atenta e pronta para agir, um posicionamento que reverbera nas relações diplomáticas até hoje.

Este descontentamento diplomático ocorreu logo após o senador Marco Rubio anunciar a revogação dos vistos de Moraes, de sua família e de outros ministros do STF. Segundo Rubio, as medidas tomadas por Moraes contra Bolsonaro configurariam censura com impactos globais.

Uma das decisões mais controversas foi a imposição de tornozeleira eletrônica a Bolsonaro, decidida por Moraes e validada pela Primeira Turma do STF. Essa ação responde a um conjunto de investigações sobre tentativas de golpe e ameaças à soberania nacional.

Acusações da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República indicam que o ex-presidente Bolsonaro estaria buscando instigar sanções internacionais contra o Brasil, numa tentativa de pressionar o Judiciário e evitar sua responsabilização legal. O objetivo seria gerar instabilidade institucional a seu favor.

Com essa nova escalada de tensões, a relação entre os governos brasileiro e norte-americano se torna ainda mais complexa, revelando o apoio direto de aliados de Trump nas pressões sobre o Judiciário do Brasil. Aguardamos agora a resposta do Itamaraty a esse episódio que já causa alvoroço no cenário político.

O que você pensa sobre essa situação? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você