3 setembro, 2025
quarta-feira, 3 setembro, 2025

Energia elétrica fica mais cara em São Paulo a partir desta sexta-feira

Compartilhe

enel luz

Os consumidores de energia elétrica em São Paulo estão prestes a enfrentar um desafio financeiro. A partir desta sexta-feira (4), as tarifas da Enel sofrerão um reajuste médio de 13,94% para residências e pequenos comércios, enquanto grandes empresas e shoppings verão um aumento ainda maior, de 15,7%. Essa mudança impacta diretamente 24 municípios da região metropolitana, incluindo a própria capital paulista.

A razão por trás desse aumento está relacionada aos encargos setoriais, que contribuíram com 6,4% ao índice de reajuste. Representando 80% da amostra de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Enel tem um grande peso no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o que significa que esse aumento não afetará apenas as contas individuais, mas também a inflação de julho.

Além do aumento nas tarifas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária vermelha no nível 1. Isso resultará em um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Portanto, as contas de energia elétrica apresentarão um aumento relevante, afetando diretamente o orçamento das famílias e aumentando a preocupação no cenário econômico.

Diante deste panorama desafiador, é essencial que os consumidores adotem medidas para controlar o consumo de energia. Simples atitudes, como usar eletrodomésticos de maneira consciente, trocar lâmpadas incandescentes por modelos LED e revisar hábitos de consumo, podem resultar em uma redução significativa nos gastos. Além disso, é vital que autoridades e a sociedade civil se unam para discutir soluções sustentáveis e acessíveis para o futuro da energia elétrica no Brasil.

E você, quais estratégias pretende adotar para lidar com este aumento? Compartilhe suas ideias e vamos juntos buscar alternativas!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você