
Líderes da Igreja Católica se unem em celebração musical, neste fim de semana, interpretando a emblemática canção italiana Bella Ciao, um hino da resistência antifascista. Este momento marcante ocorreu no contexto da 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Aparecida, São Paulo.
Alegria e Tradição na Assembleia
Durante o encontro, o clima festivo se intensificou com outra apresentação: os bispos entoaram o clássico brasileiro Asa Branca, imortalizado por Luiz Gonzaga. Com diversos instrumentos – sanfona, violão, pandeiro – e sorrisos no rosto, figuras proeminentes como dom Fernando Arêas Rifan e dom Antônio Emídio Vilar mostraram que o encontro vai além da espiritualidade, celebrando a cultura.
Duas Canções, Um Propósito
O hino Bella Ciao não é apenas uma melodia; é um símbolo de luta e liberdade, surgindo durante a Segunda Guerra Mundial. Associado aos partigiani, os combatentes contra o fascismo, sua ressonância histórica ecoa através das gerações, agora reinterpretada por líderes religiosos em um ato de resistência cultural.
Essa fusão entre fé e música não apenas une os participantes, mas também recorda a importância da luta contra qualquer forma de opressão. Qual será o próximo passo dessa celebração? O que mais podemos aprender com a música e a história? Compartilhe suas reflexões!