Neste ano, o balneário de Biarritz, no litoral sudoeste da França, se transforma em um vibrante ponto de encontro para os apaixonados pelo cinema latino-americano. De 20 a 26 de setembro, a 34ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano promete atrair atores, diretores, roteiristas e amantes da sétima arte, todos unidos pela mesma paixão.
O evento, que terá o tradicional Cassino à beira-mar como cenário, contará com uma programação rica em exibições, debates acadêmicos e shows. O Brasil se destaca com a participação de seis filmes em competição, além de pré-estreias e sessões especiais, colocando em evidência a força da cinematografia nacional.
Neste ano, o festival homenageará o renomado cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. Diretor de obras aclamadas como *Bacurau* e *Aquarius*, ele estará em Biarritz para apresentar seu mais recente trabalho, *O Agente Secreto*, que será exibido na sessão de abertura. Este filme, já premiado em Cannes, leva os espectadores ao Brasil de 1977, onde acompanhamos Marcelo em uma jornada de fuga durante o Carnaval.
A programação do festival aborda ainda o tema das migrações, refletindo em sua seleção de filmes e discussões acadêmicas. Entre as produções em destaque, temos *A Melhor Mãe do Mundo*, de Anna Muylaert, que narra a luta de uma catadora de lixo para escapar de um relacionamento abusivo em São Paulo.
Outro filme brasileiro, com pré-estreia mundial em Biarritz, é *As Vitrines*, de Flavia Castro, que retrata a visão de duas crianças, Pedro e Ana, em Santiago, no Chile de 1973, durante o golpe de Augusto Pinochet. As crianças buscam refúgio na embaixada argentina, enquanto esperam vistos para deixar o país.
Na categoria de documentários, *Copan*, dirigido por Carine Wallauer, ilustra a vida cotidiana no famoso edifício Copan, em São Paulo, onde diferentes perfis social convivem. Ao mesmo tempo, *Hora do Recreio*, de Lúcia Murat, mescla documentário e ficção para discutir temas críticos como violência, racismo e feminicídio no país por meio das experiências de alunos.
Além disso, a competição de curtas-metragens conta com *Presépio*, de Felipe Bibian, que apresenta a jornada de Dejair, um ex-combatente da resistência. *Samba Infinito*, de Leonardo Martinelli, também está na disputa, mostrando Ângelo, que acompanha os cortejos de carnaval pelas ruas do Rio, contando com a participação de Gilberto Gil.
Com uma programação repleta de histórias intensas e relevantes, o Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz promete ser um marco para a cultura cinematográfica da região. E você, está preparado para se inspirar? Comente abaixo qual filme você gostaria de ver!