
Na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), duas moções de louvor foram apresentadas em 22 de julho, homenageando os diplomatas John Jacobs e Tom Babiington, da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. A iniciativa, impulsionada pelo deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP), busca reconhecer o valor do trabalho desempenhado pelos representantes americanos em solo brasileiro.
O deputado enfatizou que esses diplomatas “merecem” os votos de louvor, ressaltando a importância do serviço que prestam, especialmente em um momento delicado nas relações entre Brasil e Estados Unidos. A proposta de homenagem foi, notavelmente, protocolada logo após a decisão de Donald Trump de impor tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras, levando o Brasil a ser um dos países com as maiores taxas de impostos comerciais dos EUA.
“Destarte, notória é a importância dos serviços prestados [pelos diplomatas], merecendo homenagem por esta Casa de Leis”, declarou Daniel de Castro, ressaltando que a apreciação das moções ocorrerá no Plenário da CLDF em breve.
Um dia após a apresentação das moções, a Embaixada dos EUA no Brasil fez uma inusitada referência ao icônico filme E.T. – O Extraterrestre em suas redes sociais. A publicação traz uma mensagem direcionada a imigrantes em situação irregular, sugerindo que, assim como o personagem E.T., é hora de “voltar para casa”.
No filme, um alienígena que se perde na Terra deseja retornar ao seu lar com a ajuda de uma família. A analogia utilizada pela embaixada visava orientar os imigrantes a utilizarem o app CBP Home, voltado para aqueles que desejam retornar ao seu país de origem.
Além disso, a embaixada informou que aqueles que decidirem deixar os Estados Unidos voluntariamente receberão assistência para a viagem e um apoio financeiro, em alinhamento com a postura do governo Trump, que tem adotado medidas rigorosas em relação à imigração e deportações.
Esta cena nos apresenta um olhar intrigante sobre as complexas relações entre diplomatas e políticas internacionais. O que você pensa sobre essas homenagens e a situação atual da imigração? Deixe sua opinião nos comentários!