9 agosto, 2025
sábado, 9 agosto, 2025

Embaixada britânica lança projeto inspirador de proteção à natureza

Compartilhe

Na última quinta-feira, a Embaixada do Reino Unido uniu forças com as organizações Oceana e Instituto Mar Urbano (IMU) para dar início a um projeto verdadeiramente transformador: a Tela Verde: Mostra Britânica de Proteção da Natureza. Com três produções audiovisuais, esta iniciativa mergulha em histórias de sustentabilidade, diversidade e justiça climática que inspiram e engajam.

O evento, marcado pela presença da Embaixadora Stephanie Al-Qaq e da Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, teve seu ápice na exibição do filme Guardians, produzido pela United for Wildlife, uma organização criada pelo Príncipe William. Esse filme é uma homenagem aos guardiões ambientais de diversas partes do mundo, com narração feita pela própria voz de William e a participação especial da ministra Guajajara, destacando a importância da proteção ambiental.

O filme Guardians foi produzido pela United for Wildlife

O ciclo de exibições continuou na sexta-feira, apresentando o renomado Ocean, narrado por David Attenborough, e o documentário Quanto Vale o Azul, idealizado pelo IMU. Este último, dirigido pelo biólogo marinho e presidente do IMU, Ricardo Gomes, busca renovar a relação do ser humano com os oceanos, ressaltando que eles são essenciais para a vida que conhecemos.

“A gente precisa entender o oceano como o provedor da vida, do oxigênio que a gente respira, da água que a gente bebe, do nosso alimento. O oceano é tudo”, ressalta Gomes, destacando a profundidade da conexão humana com os mares.

Ricardo também relembrou a estreia do documentário na Conferência das Nações Unidas sobre os Oceanos, em Junho de 2025, enfatizando o orgulho em trazê-lo ao Cine Brasília, um verdadeiro coração do Brasil, durante a Mostra Britânica.

Ricardo Gomes, diretor do documentário Quanto Vale o Azul

Stephanie Al-Qaq, embaixadora do Reino Unido, frisou que a Tela Verde é uma oportunidade de conscientizar o público sobre questões globais de sustentabilidade e justiça climática. Ela também lembrou do trabalho conjunto do Reino Unido com o Brasil em prepara-se para a COP30, destacando a presença significativa do Brasil na London Climate Action Week.

“Estamos profundamente envolvidos na agenda climática do Brasil e acreditamos que iniciativas como essa são cruciais para fomentar um diálogo construtivo em torno das questões ambientais”, afirmou Al-Qaq.

A embaixadora do Reino Unido, Stephanie Al-Qaq; com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara

Por sua vez, a Ministra Guajajara enfatizou o apoio contínuo do Reino Unido para projetos que envolvem comunidades indígenas. Ela destacou uma iniciativa do Fundo Tropical das Florestas, que destinará parte dos recursos diretamente para esses povos, sublinhando um compromisso real com a justiça social.

Guajajara também recordou o impacto da série Guardians, que traz à luz a luta de mulheres indígenas na defesa de suas terras, ressaltando a importância de dar visibilidade ao papel dessas guerreiras e seu compromisso com a preservação de seus territórios.

“O filme dá uma boa visibilidade para que todos possam conhecer e apoiar o trabalho delas”, conclui a ministra, ressaltando a necessidade de reconhecimento e apoio a essas vozes.

O evento, comovente e enriquecedor, se destacou como um marco na discussão sobre proteção ambiental, reunindo vozes e histórias que nos incentivam a agir. Ao olhar para o futuro, um legado de união e ação coletiva emerge das telas, e cabe a cada um de nós fazer a nossa parte neste compromisso com a Terra.

E você, o que pensa sobre a importância dessas iniciativas? Compartilhe suas ideias e reflexões nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você