Mais do que simplesmente cantar seus sambas, Martinho da Vila é um verdadeiro guardião do gênero. Reconhecido como um dos maiores responsáveis por revitalizar o partido-alto, ele brilhará no Festival Estilo Brasil, que ocorrerá no dia 31 de outubro. O partido-alto, uma forma única de samba que surgiu nas rodas de improviso cariocas, combina refrões coletivos com versos improvisados por solistas, mantendo viva a tradição que, por décadas, correu o risco de desaparecimento.
Desde os anos 1930, o partido-alto ficou circunscrito a terreiros e quintais, mas Martinho trouxe esse estilo para os holofotes, inserindo-o em suas composições e performances. Essa transformação abriu caminhos para uma nova geração de sambistas, como Zeca Pagodinho e Almir Guineto, fazendo com que o partido-alto renascesse e pulsasse com vitalidade.
Autodidata, Martinho une erudição e espontaneidade em sua arte. Ele se descreve como “paulista no nascimento da música, mas carioca de coração desde menino”. Ao longo de sua carreira, que já soma mais de 50 álbuns, o cantor tem sido uma ponte entre as tradições do samba e novas influências, reafirmando seu compromisso com a cultura negra, como evidenciado em seu projeto mais recente, “Negra Ópera”.
No próximo evento em Brasília, Martinho promete um show que é tanto uma celebração quanto um tributo à memória das raízes do samba. No Festival Estilo Brasil, sua performance reafirma que, em suas mãos, o samba mantém sua essência, refletindo as emoções das ruas, da fé e do amor.
Os ingressos estão disponíveis no site da Bilheteria Digital.
O Festival Estilo Brasil é apresentado pelo Banco do Brasil Estilo, com patrocínio dos Cartões BB Visa e do Governo Federal, realizado pelo Metrópoles e produzido pela Oh! Artes. Confira a programação:
Fagner – 24 de outubro
Lô Borges, Beto Guedes e Sérgio Hinds – 25 de outubro
Martinho da Vila – 31 de outubro
Tim Bernardes – 8 de novembro
Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos – 21 de novembro
Caetano Veloso – 11 de dezembro
Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital