William Cardoso/Metrópoles

Retorno do Rodízio em São Paulo
O rodízio de carros em São Paulo está de volta a partir das 7h00 desta quinta-feira (19/2), após uma pausa durante o Carnaval. As regras são claras: a circulação é restringida no centro expandido de segunda a sexta-feira, das 7h às 10h e das 17h às 20h, baseando-se no número final da placa do veículo.
Placas por Dia
- Segunda-feira: placas finais 1 e 2.
- Terça-feira: placas finais 3 e 4.
- Quarta-feira: placas finais 5 e 6.
- Quinta-feira: placas finais 7 e 8.
- Sexta-feira: placas finais 9 e 0.
Durante o Carnaval, o rodízio para caminhões continuou inalterado, assim como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).
Multas e Abrangência
Desrespeitar o rodízio resulta em uma multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH. A abrangência é extensiva, cobrindo áreas como as Marginais Tietê e Pinheiros e outras vias de grande fluxo. Os paulistanos precisam estar atentos para evitar surpresas financeiras.
Essa prática, essencial para a fluidez do tráfego, leiloa um desafio: como conciliar a necessidade de mobilidade com a realidade das ruas lotadas? A cidade precisa da colaboração dos motoristas para experimentar um trânsito menos caótico.