18 julho, 2025
sexta-feira, 18 julho, 2025

“Taxou aqui, a gente taxa lá”, diz Lula sobre tarifaço de Trump

Compartilhe

Imagem ilustrativa relacionada ao tema

Na manhã desta sexta-feira, Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, manifestou sua determinação em resistir à severa tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos brasileiros. Com uma postura firme, Lula declarou que utilizará todas as medidas possíveis para reverter essa decisão. “Taxou aqui, a gente taxa lá”, enfatizou, deixando claro que uma resposta recíproca será acionada caso as negociações não prosperem.

Durante uma visita a Linhares, Espírito Santo, para divulgar iniciativas do Novo Acordo do Rio Doce — um projeto focado em reparar os danos causados pelo rompimento da Barragem do Fundão — o presidente abordou a questão tarifária. Ao lado de pescadores e agricultores, que receberão R$ 3,7 bilhões em assistência, Lula garantiu sua luta contra a taxação, mencionando o diálogo com aliados do Brics e a Organização Mundial do Comércio (OMC) como parte de sua estratégia.

Trump, desde o início de sua presidência, tem pressionado diversos países com medidas tarifárias, alimentando um clima de tensão em sua relação com o Brasil e os membros do Brics. Recentemente, o líder norte-americano alegou que o Brasil não está sendo “bom” para os EUA e se referiu a um suposto déficit nas relações comerciais, uma afirmação contestada pelo governo brasileiro.

O evento também foi palco de uma crítica contundente de Lula ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao deputado Eduardo Bolsonaro, por, segundo ele, tentarem instigar sanções contra o Brasil em sinal de apoio ao processo judicial que o ex-mandatário enfrenta. “Que tipo de homem é esse?”, questionou Lula, referindo-se à declaração do filho de Bolsonaro pedindo intervenção de Trump para evitar a taxação.

Em sua fala, o presidente demonstrou frustração com a falta de respeito dos líderes políticos, reafirmando a importância das relações comerciais saudáveis entre Brasil e Estados Unidos. Ao usar um boné com o slogan “O Brasil é dos Brasileiros” e posar ao lado da Bandeira Nacional, Lula reafirmou seu compromisso com a soberania e a dignidade do seu país.

O que você pensa sobre a postura do presidente Lula diante das tarifas impostas por Trump? Compartilhe suas opiniões nos comentários abaixo!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você