Etiópia é escolhida como sede da COP32, programada para 2027

Compartilhe

COP32 na Etiópia

Na tarde desta terça-feira (11), uma importante decisão ecoou na cúpula climática que acontece em Belém: a Etiópia foi escolhida para sediar a 32ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP32), marcada para 2027. A votação foi resultado de um consenso entre os países africanos, que apoiaram a candidatura da Etiópia, que concorria com a Nigéria. A decisão final ainda precisa da ratificação formal de todos os membros até o término da COP30, previsto para o dia 21 de novembro.

A escolha da Etiópia é vista como uma oportunidade crucial para destacar a liderança e as prioridades climáticas da África. Rukiya Khamis, representante da ONG 350.org no continente africano, enfatizou a importância dessa designação e, ao mesmo tempo, fez um apelo urgente para que o impasse sobre a sede da COP31, entre Austrália e Turquia, seja resolvido. “O mundo não pode se dar ao luxo de usar a diplomacia climática como moeda de troca política”, afirmou a ativista, ressaltando a necessidade de agir rapidamente para não comprometer o avanço das negociações climáticas.

As conferências climáticas da ONU ocorrem em um rodízio estabelecido entre cinco blocos regionais. Após o Brasil sediar a COP30, a expectativa é que a sede da COP31 seja escolhida entre Adelaide, na Austrália, e Antália, na Turquia. Contudo, a falta de consenso poderá levar a conferência de 2026 a ser realizada em Bonn, na Alemanha, sede da secretaria da ONU para o Clima.

À medida que essa narrativa se desenrola, o futuro da ação climática global depende da capacidade dos países de se unirem em torno de soluções eficazes. Como você vê a escolha da Etiópia como sede da COP32? Compartilhe suas opiniões e reflexões conosco nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você