O ex-deputado dos EUA George Santos foi condenado nesta sexta-feira (25) a sete anos de prisão por roubo de identidade qualificado e fraude eletrônica. Os atos ilícitos foram decorrentes de uma campanha eleitoral de meio de mandato de 2022.
O parlamentar, que é filho de brasileiros, foi sentenciado a 87 meses de detenção. O juiz americano determinou que o deputado se entregue até o próximo dia 25 de julho. A sentença anunciada nesta sexta significa uma derrota para o republicano de Nova York. Ele se declarou culpado no mês de agosto.
Na ocasião, ele ainda foi condenado a pagar uma restituição de US$ 373.000 como parte de um acordo. Foi solicitado uma pena de prisão maior que sete anos para George, enquanto ele solicitou às autoridades americanas a pena mínima de dois anos.
O deputado representou partes de Long Island e Queens durante mandato no Congresso, sendo expulso da Câmara americana no final do ano retrasado, quando o Comitê de Ética da Câmara divulgou um relatório sobre “conduta ilegal e sem acusação” adicional de Santos.