11 outubro, 2025
sábado, 11 outubro, 2025

Explosão em fábrica de munições no Tennessee deixa mortos e desaparecidos

Compartilhe

Equipes de resgate enfrentaram dificuldades por horas para se aproximar do local devido ao campo de destroços em chamas e ao risco de novas explosões

Photo by Brett Carlsen / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Xerife do Condado de Humphreys, Chris Davis, fala à imprensa na Accurate Energetic Systems em 10 de outubro de 2025, em McEwen, Tennessee. Uma explosão esta manhã na fábrica de munições militares da Accurate Energetic Systems deixou mais de uma dúzia de desaparecidos, com várias mortes relatadas

Uma forte explosão na fábrica de munições militares Accurate Energetic Systems, localizada na zona rural do Tennessee, nos Estados Unidos, resultou em múltiplas mortes e deixou ao menos 19 pessoas desaparecidas nesta sexta-feira (10), de acordo com as autoridades locais. Chris Davis, xerife do condado de Humphreys, informou que o número exato de vítimas fatais ainda não foi determinado. As equipes de resgate enfrentaram dificuldades por horas para se aproximar do local devido ao campo de destroços em chamas e ao risco de novas explosões. A detonação foi tão intensa que pôde ser ouvida e sentida a quilômetros de distância. A Accurate Energetic Systems, que fabrica e testa explosivos, possui uma instalação de oito prédios que se estende por colinas arborizadas na área de Bucksnort, a cerca de 97 quilômetros a sudoeste de Nashville.

“Neste momento, temos várias pessoas desaparecidas. Estamos tentando ser sensíveis com as famílias e com a situação”, disse Davis em coletiva de imprensa, confirmando “algumas vítimas fatais”. A causa da explosão, descrita como “devastadora” pelo xerife, ainda não foi identificada, e a investigação pode se estender por dias. Imagens aéreas da WTVF-TV mostraram que um dos edifícios no topo da colina foi completamente destruído, restando apenas destroços fumegantes e veículos carbonizados.

Na tarde de sexta-feira, as autoridades confirmaram que não havia mais risco de explosões secundárias e que o local estava sob controle. David Stewart, paramédico do condado de Hickman, relatou que as equipes de emergência inicialmente não puderam entrar na fábrica devido às detonações contínuas. A Accurate Energetic Systems, com sede em McEwen, não se pronunciou imediatamente sobre o incidente. “Esta é uma tragédia para nossa comunidade”, afirmou o prefeito de McEwen, Brad Rachford, por e-mail.

Moradores de Lobelville, a 20 minutos do local da explosão, relataram que suas casas tremeram e registraram o forte estrondo em câmeras de segurança. Gentry Stover, residente próximo, foi acordado pelo impacto. “Pensei que a casa tivesse desabado comigo dentro dela”, disse ele. “Moro muito perto da Accurate e percebi, cerca de 30 segundos depois de acordar, que tinha sido isso.” O deputado estadual Jody Barrett, da cidade vizinha de Dickson, expressou preocupação com o impacto econômico da tragédia, já que a fábrica é uma importante fonte de empregos na região.

“Moramos a cerca de 24 km em linha reta e ouvimos claramente a explosão em casa”, disse Barrett. “Parecia que algo estava atravessando o telhado da nossa casa.” A Agência de Gerenciamento de Emergências do Tennessee (TEMA) confirmou a existência de feridos, mas não divulgou números à espera da confirmação do Departamento de Saúde. Coordenadores distritais da TEMA foram enviados à área a pedido do condado de Hickman.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Sarah Paula

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Canaltech
O Itamaraju Notícias está no WhatsApp! Entre no canal e acompanhe as principais notícias da região

Mais para você