Reprodução/SSP

O estado de São Paulo registrou queda nos índices de homicídios, latrocínios e feminicídios em agosto de 2025, quando comparado ao mesmo mês em 2024. Apesar disso, os casos de estupro e lesão corporal subiram no mesmo recorte temporal. Os dados são do balanço mensal da Secretaria da Segurança Pública (SSP), divulgado nesta terça-feira (30/9).
Segundo a pasta, em junho deste ano, as Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) registraram 23 casos investigados. O número caiu para 15 em agosto. As unidades policiais especializadas também registraram uma morte a menos que no mesmo mês no ano passado.
Em relação aos estupros, o número de denúncias foi muito parecido entre agosto de 2024 e o mesmo mês em 2025. Além disso, o número de casos tipificados com esse crime subiu de 280, registrado em agosto de 2024, para 293, no mesmo mês, mas neste ano.
Homicídio e latrocínio
- Em agosto de 2025 foram contabilizados 190 homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, em todo o estado de São Paulo.
- O número representa cinco casos a menos do que o mesmo recorte temporal do ano passado e significou o menor número da história para um mês de agosto.
- A capital paulista teve a maior redução no crime, passando de 47 para 34 casos, baixa de 27,6%.
- Mesmo assim, ainda mantém uma média superior a um homicídio doloso por dia.
- No ano, o estado de São Paulo acumula 1.628 assassinatos intencionais, com uma subida de 10 casos quando comparado com o mesmo período em 2024.
- Apesar disso, trata-se da segunda menor marca histórica para o período.
- Os latrocínios também caíram e pela primeira vez a soma do ano ficou abaixo dos 100 registros, sendo 92 registros – uma redução de 20,6%.
Quais assuntos você deseja receber?
Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:
1.
Mais opções no Google Chrome
2.
Configurações
4.
Notificações
5.
Os sites podem pedir para enviar notificações
Você quer ficar por dentro das notícias de São Paulo e receber notificações em tempo real?