5 agosto, 2025
terça-feira, 5 agosto, 2025

FGM contrata empresa para recuperar obras vandalizadas no “Caminho da Fé” em Salvador; saiba detalhes

Compartilhe

Caminho da Fé

A Fundação Gregório de Mattos (FGM), ligada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, tomou uma importante iniciativa na preservação cultural da cidade. Recentemente, a FGM anunciou a contratação da Magno Criações Artísticas Ltda para um projeto de restauração das obras públicas do “Caminho da Fé”, localizadas na Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa.

O novo contrato, com um valor total de R$ 200.255,32, foi formalizado sem a realização de licitação, através do processo de inexigibilidade, conforme prevê a Lei nº 14.133/21. A homologação aconteceu em 31 de julho de 2025, reforçando a legitimidade do procedimento com base na notória especialização da empresa contratada.

As obras em questão incluem a recuperação de 28 totens artísticos que homenageiam duas figuras importantes da fé baiana: Santa Dulce dos Pobres e o Nosso Senhor do Bonfim. Feitas de madeira e sustentadas por chapas de aço inox, as peças trazem gravuras do renomado artista Juarez Paraíso, conhecido por sua contribuição às artes visuais.

Esta ação surge em resposta ao vandalismo que danificou pelo menos 14 dessas estações, como relatado pelo Bahia Notícias em abril. A FGM não hesitou em repudiar os atos de destruição e imediatamente anunciou uma vistoria técnica para avaliar os danos e planejar os reparos, reafirmando seu compromisso com a preservação cultural.

O que você pensa sobre essa iniciativa? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião sobre a importância da preservação da arte e da cultura na nossa cidade!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você