iniciativa busca tornar a gestão de despesas mais eficientes, substituindo tarefas manuais por ferramentas digitais
Freepik
Entre janeiro e junho de 2025, as despesas com viagens corporativas estiveram entre as cinco categorias com maior volume de transações em seus cartões.
A fintech Conta Simples anunciou uma linha de crédito de R$ 150 milhões voltada a operadoras e agências de viagens corporativas. O objetivo é financiar a digitalização do setor por meio de uma nova vertical, chamada Viaja Simples, que combina automação de processos, análise de dados com inteligência artificial (IA) e uso de cartões virtuais. Segundo a empresa, a iniciativa busca tornar a gestão de despesas em viagens corporativas mais eficientes, substituindo tarefas manuais por ferramentas digitais.
A plataforma oferece cartões virtuais ilimitados, um assistente de IA para categorização de custos e um painel de dados com informações em tempo real sobre gastos e fluxos de caixa. De acordo com o CEO e cofundador da Conta Simples, Rodrigo Tognini, o sistema pode reduzir erros e fraudes em transações financeiras. “Ao integrar a gestão em uma única plataforma, é possível aumentar a margem de lucro com mais controle e automação”, afirmou.
A fintech já atua no setor de turismo. Em parceria com a Copastur, empresa com mais de 50 anos de mercado, a Conta Simples afirma ter contribuído para a redução de cerca de 70% no tempo gasto com tarefas financeiras relacionadas a viagens corporativas. Dados internos da companhia indicam que, entre janeiro e junho de 2025, as despesas com viagens corporativas estiveram entre as cinco categorias com maior volume de transações em seus cartões.
Crescimento do setor O lançamento ocorre em um momento de expansão do mercado de viagens corporativas. Segundo estimativa da Global Business Travel Association (GBTA), o segmento deve movimentar mais de US$ 30 bilhões no Brasil em 2025. Um estudo da Visa Consulting & Analytics (VCA) aponta crescimento de 45% no uso de cartões empresariais no país em 2024.
Na Conta Simples, o número de emissões de cartões corporativos aumentou 140% no primeiro semestre de 2025, ultrapassando 165 mil unidades. Para Tognini, a tendência reflete um movimento de modernização no ambiente empresarial. “O cartão corporativo reúne crédito, gestão descentralizada e controle eficiente. O futuro das viagens corporativas é cada vez mais digitalizado”, disse.