26 setembro, 2025
sexta-feira, 26 setembro, 2025

Força Nacional atuará em MT para segurança da aplicação do CNU 2025

Compartilhe

Logo Agência Brasil

O cenário de segurança pública em Mato Grosso passará por um significativo reforço nos próximos dias. O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) anunciou a autorização do emprego da Força Nacional de Segurança Pública para atuar no estado entre 28 de setembro e 7 de outubro de 2025. Essa mobilização está diretamente ligada à importância da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025).

A portaria MJSP (1.030/2025), publicada no Diário Oficial da União, destaca que a atuação da Força Nacional começará no domingo, dia 28, com o propósito de apoiar os órgãos de segurança pública em eventos relacionados ao concurso. Embora o apoio tenha sido solicitado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o documento não especifica as razões que tornaram Mato Grosso a escolha para essa operação.

Com provas objetivas agendadas para 5 de outubro, a presença da Força Nacional será crucial para garantir a ordem pública e a segurança de todos os envolvidos. O governo estadual também terá um papel ativo, sendo responsável por fornecer o suporte logístico necessário aos agentes que estarão em campo.

As provas ocorrerão em diversos municípios, incluindo Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande. Os locais para as provas da primeira fase já podem ser consultados no site da banca examinadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Até o momento, Mato Grosso contabilizou 12.216 inscrições para o concurso, com um destaque para a participação feminina, que representa 59% do total, somando 7.208 candidatas. Os homens, por sua vez, são 5.008, o que corresponde a 41%. O bloco temático 5 (administração) surge como o mais atraente, com 3.132 inscrições, seguido pelo bloco 9 (Regulação), que registra 2.813 candidatos.

No total, o CNU 2025 oferece 3.652 vagas, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário, distribuídas em 32 órgãos e entidades federais. O concurso promete ser um marco no fortalecimento de carreiras públicas no país.

Este é um momento crucial para o futuro dos candidatos e para a segurança pública em Mato Grosso. Como você vê essa mobilização? Deixe seu comentário e participe da discussão!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você