10 agosto, 2025
domingo, 10 agosto, 2025

Fumar maconha também pode ocasionar câncer bucal, alerta pesquisador

Compartilhe

Foto de perfil do cientista Raphael Cuomo

Recentes descobertas da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD) revelam um alerta preocupante: usuários crônicos de cannabis, caracterizados pelo “transtorno de dependência por uso de cannabis”, têm três vezes mais chances de desenvolver câncer bucal em comparação àqueles que não apresentam tal distúrbio. Este estudo, liderado pelo renomado cientista biomédico Dr. Raphael Cuomo, professor associado na Faculdade de Medicina da UCSD, lança luz sobre uma questão frequentemente negligenciada nas discussões sobre a maconha.

O Dr. Cuomo é amplamente reconhecido como uma das principais autoridades em epidemiologia do câncer, controle do tabaco e disparidades de saúde. A dependência da cannabis foi classificada como um transtorno mental nos manuais DSM-5 e CID-10, utilizados por profissionais de saúde mental para diagnósticos.

A pesquisa evidencia que a incidência de câncer bucal está especialmente ligada ao uso abusivo da maconha, destacando que a fumaça da cannabis contém muitos dos mesmos compostos cancerígenos encontrados no tabaco, conhecidos por seus efeitos nocivos no tecido epitelial da boca. Como afirmou o Dr. Cuomo, “essas descobertas se somam a um crescente conjunto de evidências que sugerem que o uso crônico de cannabis pode contribuir para o risco de câncer em tecidos expostos a produtos de combustão.” Essa relação é ainda mais alarmante para aqueles que combinam o uso da cannabis com o tabaco.

Mulher analisando a própria boca no espelho (Imagem: Depiction Images/Shutterstock)

O estudo envolveu mais de 45 mil adultos de seis centros médicos da UCSD, todos previamente diagnosticados com problemas relacionados a drogas, mas sem histórico de câncer. Os participantes foram acompanhados por cerca de cinco anos para investigar a correlação entre o uso abusivo de maconha e o desenvolvimento de câncer bucal. Os resultados mostraram que 2,1% dos participantes foram diagnosticados com dependência da cannabis, e destas, a chance de desenvolver câncer bucal era de 0,74%, em contraste com 0,23% no restante da população analisada.

Para os dependentes de cannabis que também eram usuários de tabaco, o risco de desenvolver câncer bucal aumentava ainda mais, em mais de seis vezes. O estudo não só lança luz sobre os perigos do consumo de cannabis, mas também reafirma a necessidade de uma discussão mais profunda sobre seu uso e consequências a longo prazo.

Mulher fumando cigarro de maconha
Pessoa fumando cigarro de maconha (Imagem: sruilk/Shutterstock)

As implicações dessas descobertas ressaltam a importância de uma abordagem responsável em relação ao uso da cannabis. Você já tinha ouvido falar sobre essa correlação? Deixe sua opinião e compartilhe este alerta com outros, pois informar-se é o primeiro passo para uma saúde melhor!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você