13 agosto, 2025
quarta-feira, 13 agosto, 2025

Gemini agora lembra conversas passadas – e você decide o que a IA pode guardar

Compartilhe

Google logo

O Google apresentou uma nova e revolucionária função para o Gemini, sua inteligência artificial, que promete transformar a forma como interagimos com chatbots. A partir de agora, o Gemini será capaz de lembrar automaticamente conversas passadas, permitindo que o usuário tenha um controle total sobre o que é armazenado. Com essa atualização, que já começou a ser liberada na última quarta-feira, o assistente poderá guardar “detalhes e preferências importantes” para oferecer respostas mais personalizadas.

Essa nova funcionalidade é uma evolução de um recurso introduzido em 2024, que exigia comandos específicos para salvar informações. Por exemplo, se o usuário já solicitou ideias para um canal do YouTube sobre cultura japonesa, o Gemini poderá sugerir novos temas, como gastronomia nipônica, ao longo das conversas.

O recurso será automaticamente ativado, mas o usuário terá a opção de desativá-lo nas configurações, na seção “Contexto pessoal”. Inicialmente disponível para o modelo Gemini 2.5 Pro em alguns países, a função se expandirá para mais regiões e para o modelo Gemini 2.5 Flash futuramente.

Montagem mostrando configurações da memória do Gemini
A memória do Gemini será ativada por padrão, podendo ser desativada nas configurações do chatbot (Imagem: Google)

O porta-voz do Google, Elijah Lawal, ressalta que o objetivo é criar um assistente de IA mais pessoal, garantindo que os usuários tenham controles simples para gerenciar suas preferências. Essa atualização surge em um contexto onde o New York Times discutiu os riscos da memória em chatbots, como respostas imprecisas ou “delirantes”.

Mudanças importantes na privacidade também estão a caminho. A configuração “Atividade nos apps Gemini” será renomeada para “Manter atividade”, permitindo ao Google usar arquivos e fotos enviados ao chatbot para aprimorar seus serviços a partir de 2 de setembro. Esta opção virá desativada por padrão.

Outra adição é o modo de “conversas temporárias”, onde interações não serão registradas no histórico e serão eliminadas após 72 horas. Esse recurso é ideal para questões sensíveis ou para evitar referências a interações anteriores.

A nova ferramenta do Google transforma a IA em uma parceira no desenvolvimento de habilidades (Imagem: Google)

Além disso, o Google lançou o “Aprendizado Guiado”, que transforma o Gemini em um tutor digital. Esse recurso proporciona explicações detalhadas e adaptadas ao estilo de aprendizado de cada usuário, em vez de apenas respostas prontas. Entre os recursos disponíveis, destacam-se a inclusão de vídeos, imagens e quizzes nas respostas, a criação de guias de estudo personalizados e acesso gratuito ao plano AI Pro para estudantes em diversas regiões, incluindo Brasil e EUA.

Estamos vivendo um momento fascinante na evolução da inteligência artificial. Como você se sente sobre o Gemini lembrar de suas conversas? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você