Em uma declaração impactante, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), garantiu nesta quarta-feira (6) que não há qualquer desconforto entre os membros da corte em relação à recente decisão do ministro Alexandre de Moraes de colocar o ex-presidente Jair Bolsonaro sob prisão domiciliar. Mendes, ao ser questionado sobre possíveis divergências internas, foi claro: “Nenhum [desconforto]. O Alexandre tem toda a nossa confiança e o nosso apoio”.
Além de reforçar a união dentro do STF, Gilmar Mendes não hesitou em criticar a aplicação da Lei Magnitsky pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, contra Moraes, considerando essa medida uma interferência inaceitável. “Seria impensável que exigíssemos mudanças de entendimento da Suprema Corte americana em nosso interesse comercial. O mesmo se aplica ao Brasil”, enfatizou Mendes, destacando a autonomia e a soberania do Judiciário.
A decisão de Moraes para deixar Bolsonaro sob prisão domiciliar foi tomada após o ex-presidente desrespeitar uma ordem judicial ao aparecer em um vídeo durante manifestações no último domingo (3), um ato registrado e compartilhado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Esse episódio não apenas acirrou os ânimos, mas também reafirmou a postura firme do STF diante de infrações legais.
O que você pensa sobre a decisão de Moraes e a posição do STF nessa questão? Deixe seu comentário e participe dessa discussão!