O governo de Goiás desencadeou um verdadeiro marco na infraestrutura do sudeste do estado, anunciando investimentos significativos ultrapassando R$ 546 milhões em quatro rodovias fundamentais: GOs 180, 147, 178 e 461. Esses recursos, provenientes do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), serão aplicados em colaboração com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag).
As obras, que terão início em setembro, englobam mais de 170 quilômetros de novas pavimentações e a construção de duas pontes, assegurando a eliminação de gargalos históricos e propiciando maior segurança e fluidez no transporte de cargas e passageiros.
Na GO-180, que conecta as GOs 467 e 306, serão investidos R$ 138 milhões para pavimentar 32,88 quilômetros e construir uma ponte de 60 metros sobre o Ribeirão Ponte de Pedra. Enquanto isso, a GO-147, que cruza a região da Estrada de Ferro entre Bela Vista de Goiás e Silvânia, receberá R$ 170 milhões para 46,26 quilômetros de pista e uma ponte de 50 metros sobre o Rio dos Bois.
A GO-178, interligando a BR-364 à GO-306, contará com um aporte de R$ 130 milhões, enquanto a GO-461, entre as GOs 194 e 221, receberá R$ 108 milhões para a pavimentação de 52,35 quilômetros. Essas intervenções são mais que simples melhorias; são fundamentais para transformar a realidade econômica da região.
“Essas obras são consideradas estruturantes para o estado. Além de melhorar a mobilidade entre municípios, representam ganhos diretos para o setor produtivo, ao facilitar o escoamento da agropecuária, reduzir custos logísticos e ampliar a competitividade da economia regional.”
O impacto vai além das estradas. Com esses investimentos, novos empregos diretos e indiretos serão criados, atraindo novos negócios e abrindo portas para milhares de goianos em busca de oportunidades.
Esse projeto é parte de uma abordagem inovadora no Brasil, que integra transparência, planejamento e agilidade na execução de obras públicas. Os recursos do Fundeinfra são administrados em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sob vigilância rigorosa de órgãos de controle, como a Corregedoria-Geral do Estado, o Tribunal de Contas e o Ministério Público.
Atualmente, Goiás já está realizando mais de 20 obras financiadas pelo Fundeinfra em todo o estado. Rodovias já entregues, como a GO-040, de Bom Jesus ao distrito de São Domingos, e a GO-080, de Barro Alto a Goianésia, são prova do avanço contínuo desse programa.
Nós também acompanhamos a segunda fase da GO-178, que receberá R$ 184 milhões para 46,5 quilômetros entre a GO-306 e Itarumã, além da construção de uma ponte de 100 metros sobre o Rio Verde. Outras obras aprovadas na GO-206 e na GO-220 somam um investimento total superior a R$ 1,145 bilhões decorrente desse modelo cooperativo eficaz.
Quais são suas expectativas com relação a essas novas rodovias? Compartilhe sua opinião nos comentários!