PENTE-FINO
Reorganização da Base Aliada: O Palácio do Planalto em Ação

01/11/2025 – 19:29 h | Atualizada em 01/11/2025 – 19:44

Palácio do Planalto, local de trabalho do Presidente da República –
Fechar
Recentemente, o Palácio do Planalto deu um golpe decisivo em uma rede de cargos que priorizavam o Partido Liberal (PL) de Jair Bolsonaro. Após uma meticulosa operação de reorganização da base aliada, a gestão Lula demonstrou sua intenção de consolidar o poder e fortalecer sua governabilidade.
A análise revela que não apenas parlamentares do Centrão enfrentaram dificuldades em seus votos no Legislativo; deputados do PL também viram seus espaços reduzidos dentro do governo. Essa reestruturação teve reflexos diretos em cargos importantes, incluindo uma vice-presidência da Caixa Econômica e diretorias do Postalis, fundo de pensão dos Correios.
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, esclareceu a aliados que muitos apadrinhados do PL ocupavam superintendências regionais, demonstrando a influência que o partido ainda exercia. Entretanto, essa era do PL no governo parece ter chegado ao fim, à medida que o Planalto redistribui as funções que antes eram suas.
Com o término dessa operação, a mensagem é clara: o PL não será parte da nova configuração de cargos, sinalizando uma clara mudança na dinâmica política do país. O próximo passo para o governo será atender às demandas de seus aliados mais próximos e garantir uma figura unificada para os desafios que estão por vir.
E você, o que acha dessa reorganização? Acredita que mudanças na base aliada podem impactar a condução do governo? Deixe seu comentário abaixo!
