Governo Trump confirma ausência na COP30 em Belém

Compartilhe

Imagem relacionada ao tema

O governo dos Estados Unidos confirmou sua ausência de representantes de alto escalão na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), marcada para novembro em Belém (PA). Essa é a primeira vez em mais de 30 anos que o país não terá participação significativa em uma cúpula climática da ONU. A decisão foi anunciada por funcionários da Casa Branca e promete gerar repercussões consideráveis nas discussões globais sobre clima.

Essa escolha reflete a postura do presidente Donald Trump, que tem se manifestado abertamente contra acordos climáticos multilaterais. Em um discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump desqualificou a mudança climática, chamando-a de “a maior farsa do mundo”, além de criticar vigorosamente as políticas ambientais globais, ressaltando seus possíveis impactos econômicos. A ausência do presidente na cúpula, que se dará antes das negociações técnicas, já era esperada, mas a confirmação total da falta de uma delegação de alto nível frustrou as expectativas de um envolvimento ativo dos EUA.

A decisão de Washington surgiu meses após o convite oficial de Luiz Inácio Lula da Silva a Trump para participar do evento, destacando um afastamento claro da diplomacia climática. De acordo com porta-vozes da Casa Branca, a política externa dos EUA, sob a liderança de Trump, está centrada em acordos bilaterais que priorizam a energia. A administração enfatiza uma “agenda energética de bom senso”, promovendo a exploração de petróleo, gás natural e energia nuclear. Recentes acordos comerciais com a União Europeia, Japão e Coreia do Sul visam expandir a exportação de combustíveis fósseis e minerais estratégicos.

Esta abordagem se evidenciou em ações recentes, incluindo ameaças de restrições de vistos e sanções contra países que apoiassem uma proposta da Organização Marítima Internacional (OMI) para reduzir emissões no transporte marítimo. Essa pressão resultou no adiamento da decisão sobre a aplicação de um preço global de carbono para o setor. A ausência dos EUA na COP30 é vista por analistas como um reflexo da estratégia política de Trump, que busca fortalecer a indústria de combustíveis fósseis e assegurar uma autonomia em políticas ambientais, evitando compromissos com metas multilaterais.

Qual é a sua opinião sobre a postura dos EUA frente aos acordos climáticos? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!

Você sabia que o Itamaraju Notícias está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.

Veja também

Mais para você